Estudantes do CEP apresentam as peças “As Bruxas de Salém” e “Rasto Atrás” 23/06/2023 - 13:52

Curso de Técnico em Teatro do Colégio Estadual do Paraná (CEP) realiza provas públicas; veja como assistir às peças

Entre o fim de junho e início de junho, o Centro Cultural Teatro Guaíra recebe as apresentações das provas públicas do curso de Técnico em Teatro do Colégio Estadual do Paraná (CEP). Tratam-se das peças produzidas e encenadas pelos estudantes do curso, tanto do segundo como do terceiro período, que finalizam o semestre letivo. As apresentações são abertas à comunidade e têm entrada gratuita.

“As Bruxas de Salém” será o primeiro espetáculo apresentado, nos dias 27 de junho (terça), às 20 horas, e 28 e 29 de junho (quarta e quinta), em duas sessões, às 19 horas e às 20h30, no Teatro José Maria Santos (Zé Maria). Na semana seguinte, entre os dias 4 e 7 de julho (terça a sexta), os estudantes vão apresentar “Rasto Atrás” no Miniauditório do Teatro Guaíra, às 20 horas. Haverá ainda uma apresentação no dia 8 (sábado), às 20 horas, no Centro Cultural Sistema Fiep.

Confira detalhes sobre os espetáculos:

As Bruxas de Salém

A Companhia Alegria, formada por alunos do 3º semestre do curso Técnico em Teatro, retorna aos palcos para uma temporada de cinco apresentações da peça As Bruxas de Salém. A peça, escrita em 1953 pelo dramaturgo norte-americano Arthur Miller, narra os acontecimentos reais que ficaram conhecidos como o Julgamento das Bruxas de Salém, que aconteceu em Massachusetts, durante o ano de 1692.

Temas como extremismo religioso, manipulação, falsas acusações e erros judiciários fazem parte da narrativa do espetáculo produzido pelos estudantes. A história acontece em um momento em que os Estados Unidos ainda eram uma colônia inglesa. Entre 1692 e 1693 mais de 200 pessoas foram acusadas de bruxaria e muitas foram condenadas ao enforcamento. O texto traz histórias de personagens reais que foram vítimas da perseguição ocorrida em Salem, como John Proctor, Rebecca Nurse e Giles Corey.

Como forma estética, a direção do espetáculo optou por seguir a estética do Teatro Pobre, conceito definido pelo diretor Jerzy Grotowski no final da década de 1950. A intenção é eliminar qualquer item que não esteja necessariamente auxiliando o ator a contar a história.

Serviço:
As Bruxas de Salém - Cia Alegria

Local: Teatro Zé Maria (Rua Treze de Maio, 655, São Francisco)

Apresentações: 27 a 29 (terça a quinta) de junho de 2023
Dia 27, às 20h
Dia 28, às 19h e 20h30 (duas sessões)
Dia 29, às 19h e 20h30 (duas sessões)

Tempo de duração do espetáculo: uma hora
Classificação etária: +16 anos
Ingressos gratuitos distribuídos a partir das 18 horas

Rasto Atrás

A Companhia Mérida, formada por alunos do 2º semestre do curso Técnico em Teatro, faz sua estreia nos palcos com a peça “Rasto Atrás”. Lançado em 1965, o texto de Jorge Andrade apresenta uma abordagem autobiográfica e metalinguística que retrata a produção teatral no Brasil. O título alude ao contexto das caçadas no interior do Brasil. “Rasto Atrás” é uma artimanha em que a caça confunde o caçador, retornando sobre seus próprios rastros, como se desfizesse o seu destino.

Todo o espetáculo foi construído de forma conjunta pelos alunos, desde a escolha do texto e concepção de figurino, até ajustes técnicos de iluminação e sonoplastia. Os responsáveis pela orientação do elenco durante toda a produção teatral e preparação cênica são os professores Helio Aquino e Silvia Contursi, que assinam a direção da peça.

Serviço:
Rasto Atrás - Cia Mérida

Tempo de duração do espetáculo: uma hora
Classificação etária: Livre
Ingressos gratuitos (Mais informações e reserva de ingressos no Instagram @merida.ciadeteatro)

Datas: 4 a 7 de Julho, 20h
Local: Glauco Flores de Sá Brito - Miniauditório do Teatro Guaíra (R. XV de Novembro, 971, Centro)

Data: 8 de julho, 20h
Local: Centro Cultural Sistema Fiep (Rua Paula Gomes, 270, São Francisco)