Escola recebe companhia profissional para oficina de dança contemporânea 07/11/2023 - 16:16

Alunos da Escola de Dança Teatro Guaíra tiveram uma aula marcante com bailarinos profissionais da Focus Cia de Dança, do Rio de Janeiro. O diretor e coreógrafo Alex Neoral e os oito bailarinos integrantes apresentaram o espetáculo de dança “Carlota”, com composições de Astor Piazzolla, no auditório Salvador de Ferrante (Guairinha), no último final de semana. Mas, antes, na sexta-feira (3), dirigiram uma oficina de dança contemporânea, com prioridade de vagas aos bailarinos em formação.

Assim que soube da vinda do grupo, Larissa Pansera, diretora da Escola, fez o pedido de uma aula de contemporâneo ao amigo coreógrafo. "Eu sempre acredito que essa troca com outros profissionais como bailarinos, coreógrafos ou professores enriquece muito a formação dos nossos alunos e amplia a visão dos nossos professores também”, cita.

Para Alex Neoral, foi muita alegria poder dividir a linguagem desenvolvida na Focus Cia de Dança com um grande número de alunos da Escola. “Já temos essa prática como uma contrapartida à nossa patrocinadora oficial Petrobras, de ministrar oficinas de dança contemporânea em muitas cidades que circulamos para o público de bailarinos amadores e profissionais. Mas dessa vez em Curitiba, teve um algo mais”, conta.

Bailarino da companhia foi aluno da Escola
Um dos bailarinos da companhia, Wesley Tavares foi bailarino da Escola. “Ele é o reflexo de muitos daqueles alunos que poderão se tornar profissionais em dança no futuro. Isso só sublinha a importância dessa troca, de como nós, artistas mais estabelecidos, podemos estar mais envolvidos com a formação de bailarinos em geral. São esses alunos que amanhã estarão no mercado da dança e possivelmente membros das companhias nacionais e também internacionais”, analisa o coreógrafo Alex Neoral.

O caminho da arte, conforme destaca Neoral, não é fácil, mas é recompensador. “Ser artista é poder ver o mundo de uma forma muito mais especial. A dança transforma vidas e para muitos, assim como eu, que teve na dança uma oportunidade de uma vida privilegiada, com muito suor e trabalho, mas também com descobertas diárias”, conclui.


 

 

GALERIA DE IMAGENS