Escola de Dança apresenta coreografias em parceria com o Balé Guaíra em noite de solidariedade 31/10/2023 - 11:49

O resultado da união dos alunos da Escola de Dança Teatro Guaíra com as coreografias dos bailarinos do Balé Teatro Guaíra vai ser apresentado ao público. O espetáculo UNIO, que fez dos dois corpos artísticos do Centro Cultural Teatro Guaíra um só, ganha agora em novembro o palco do auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão). Os passos de balé clássico, neoclássico e contemporâneo ainda vão motivar a solidariedade e aumentar a alegria de muitas crianças, por meio da campanha "Natal Solidário" do Governo do Estado.

Para a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira Ferreira, unir arte e solidariedade é uma forma de despertar nas pessoas o sentido de pertencimento. “Além de poder assistir a um espetáculo da melhor qualidade, o espectador poderá contribuir e se engajar nesta campanha. É importante para nós que a Cultura contribua para que as crianças do Estado tenham um Natal mais feliz”, afirma.

Atualmente com 110 alunos, a Escola de Dança Teatro Guaíra é uma das únicas de caráter público do país. Como atividade artística-pedagógica, UNIO foi apresentado em setembro no Guairinha. “Sendo parte do calendário da Escola, foi direcionado a familiares e convidados. E foi um grande sucesso, então abrimos esse espaço”, cita a coordenadora da Escola, Larissa Pansera.

O espetáculo será dividido em duas partes. A primeira parte da apresentação traz o repertório do grupo de dança 2023; já a segunda, as coreografias do UNIO. “Nesse repertório, procuramos sempre usar as duas técnicas: balé clássico e dança contemporânea. Uma amostra dele, que será apresentado completo nesse dia, é levada aos pátios das escolas estaduais dentro do projeto ‘Guaíra para todos’”, detalha a coordenadora.

Brinquedos e itens de higiene pessoal
A troca de ingressos pela doação de brinquedos segue os seguintes passos: reservar o voucher na plataforma de vendas on-line no site Deubalada.com, entregar o brinquedo doado até dia 10 de novembro e receber o ingresso gerado. A troca é feita na entrada do Guairão, próximo à bilheteria do Teatro. Não será possível fazer a troca no dia do espetáculo.

Além de brinquedos, a Superintendência de Ação Solidária está arrecadando produtos de higiene pessoal para as famílias atingidas pelas chuvas.

UNIO
A parceria especial veio de um desejo mútuo. “O meu desejo desde que assumi a coordenação foi o de aproximar a Escola do Balé Teatro Guaíra. E o meu desejo foi atendido, quando alguns bailarinos vieram até a minha sala e expressaram o desejo de trabalhar com a Escola”, conta a coordenadora da Escola.

Ganharam os alunos e os bailarinos coreógrafos. “Os alunos tiveram a oportunidade de trabalhar com profissionais, com uma outra linguagem de movimento, outro vocabulário, outras ideias, outras palavras”, destaca a coordenadora.

Formado pela Escola, o bailarino Leandro Vieira, desenvolveu como coreógrafo um trabalho ‘de pontas’ com as alunas. “É uma troca muito harmônica, muito humana e construtiva”, avaliou. Rodrigo Leopolldo destaca a emoção de trabalhar a natureza como temática da sua coreografia. “Eles me ajudaram bastante, sempre observando e absorvendo”.

A bailarina Luana Nery cita que conseguiu perceber seu estilo como coreógrafa e ainda levar um tema atual: a consciência na interação da era digital. “Nessa etapa de formação é muito importante ter essa interação com os profissionais”, frisou.

Para Ricardo Alves foi marcante ter o retorno de uma das alunas. “Teve uma bailarina que me disse que passou a ver a dança contemporânea com outros olhos, fiquei muito feliz”, conta. Para Rene Sato, a experiência foi recompensadora. “É muito potente ver o vigor deles, eles querendo, me inspiraram, fiquei muito honrado”.

As entrevistas com os bailarinos podem ser conferidas em vídeo disponível no perfil do instagram @teatroguaira.
 

Serviço

UNIO e Repertório do Grupo de Dança 2023 (Pátios)

Apresentação: 11 de novembro de 2023, às 20h

Local: auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão)

Tempo de duração do espetáculo: 55 minutos

Classificação: livre

Especificações do espetáculo: balé clássico, neoclássico e contemporâneo

INGRESSOS: Os ingressos serão garantidos por meio de doação. Lugares livres

Os ingressos serão adquiridos da seguinte forma: 
- uma reserva de voucher na plataforma de vendas on-line DeuBalada.com (a partir de 25 de outubro - quarta), com a posterior entrega do voucher e - brinquedo ou produtos de higiene pessoal - doado e recebimento do ingresso gerado pelo Teatro Guaíra;
- troca do voucher + doação pelo ingresso será na entrada do Guairão, próximo à bilheteria, de segunda a sexta, das 10 às 19h. A troca deve ser feita a partir de 30 de outubro de 2023 até 10 de novembro de 2023. Não serão efetuadas trocas pelo ingresso no dia da apresentação!

 

GALERIA DE IMAGENS