Escola de Dança Teatro Guaíra retoma aulas com novidades para 2024 23/02/2024 - 11:52

A última semana foi de retomada do ano letivo na Escola de Dança Teatro Guaíra. No total, 108 alunos compõem neste ano o corpo artístico mais antigo do Centro Cultural Teatro Guaíra, mantido pelo Governo do Estado.

A novidade para 2024 é o novo nível de formação: o preparatório. “Este novo nível foi pensado com o objetivo de preparar melhor as crianças para a introdução na turma de Formação I. Para ingressarem nesse nível, elas tinham que ter oito anos completos e passar por um teste de aptidão”, cita Larissa Pansera, coordenadora da Escola de Dança Teatro Guaíra.

Durante os sete níveis de formação, os bailarinos aprendem tanto o balé clássico, conhecido tradicionalmente pelo mundo todo, quanto o contemporâneo, técnica que vem ganhando cada vez mais espaço. “O objetivo da Escola é formar alunos que entendam das duas técnicas para que, saindo daqui, passem em audições e consigam seguir na área. É natural os pais e os alunos terem aquela ideia da bailarina da caixinha de música, o que não é mais a realidade da maioria das companhias no Brasil”, explica a coordenadora.

Além do retorno dos veteranos, 23 novos alunos foram aprovados no processo seletivo. José, de 11 anos, ingressou a partir das últimas provas. “Eu comecei na dança com dois anos e penso que nunca vou sair do balé”, adianta. Sobre os primeiros dias de aula, ele conta: “Estou adorando as aulas e gostei muito das professoras.”

As aulas são diárias, de segunda a sexta-feira. Uma rotina apertada para realizar o sonho, como é com Heloisa, de 10 anos. A vontade de ser artista vem desde os três anos e agora está entrando em seu segundo ano na escola. “Um sonho desde pequenininha. Eu sempre quis entrar no Guaíra. Eu gosto de estar aqui”. 

Mãe de Heloisa, Larissa Liege explica que a rotina envolve toda a família. “Mudei meu horário de trabalho para conseguir dar esse apoio. No ano passado, era minha sogra quem ajudava a dar conta da demanda. É o sonho dela, então, fazemos o possível para conseguir”, conta.

Além das atividades previstas em calendário, a Escola está planejando diversas ações e apresentações para este ano, como projetos que vão gerar maior convivência e aperfeiçoamento de técnicas para os alunos.
 

GALERIA DE IMAGENS