EDTG encerra primeiro semestre de 2021 com 450 aulas virtuais 22/07/2021 - 09:00

Neste ano, a Escola de Dança Teatro Guaíra (EDTG) completa 65 anos de forma virtual e adaptando-se ao ensino a distância. Foi uma das únicas escolas de dança pública do Brasil que não interrompeu as atividades e completa 450 aulas neste primeiro semestre de 2021.

A EDTG foi o primeiro corpo artístico criado no Teatro Guaíra com a missão de formar bailarinos para o corpo de baile. Em sua história, a EDTG contabiliza mais de 350 prêmios nacionais e internacionais e tem ex-alunos em companhias profissionais no Brasil, Estados Unidos e Europa.

Além disso, a Escola também teve produções sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável, dia da dança, dia da família e dia das mulheres. A EDTG atingiu um público de 15 mil pessoas nas redes sociais no primeiro semestre.

A EDTG encerra o primeiro semestre sendo finalista do Youth America Grand Prix (YAGP), com a participação da aluna Ana Julia Cotlinski. O YAGP é um dos maiores concursos de dança do mundo e Ana Julia está na final com 22 concorrentes de todo o mundo. A equipe da EDTG fez todos os treinos e ensaios de Ana Júlia de forma virtual.

Dia da Família

Todos os anos, a EDTG realiza a “Semana da Vivência”, uma oportunidade para que os alunos tragam até 02 convidados para participar da atividade da turma. Os novos “alunos” são pais, mães, avós, primos, amigos convidados a vivenciar atividades adaptadas para que todos possam participar.

Semana da Dança

A Escola de Dança Teatro Guaíra fez uma semana de aulas especiais com os alunos da instituição para celebrar o dia da dança, comemorado em 29 de abril. Os futuros bailarinos terão diversas atividades e o resultado foipostado nas redes sociais a Escola e do Teatro Guaíra. Foram oficinas de música, experimentos coreográficos, aulas de maquiagem e com figurinos relembrando os mais de 1 mil espetáculos que a EDTG já criou, como A Bela e a Fera e João e Maria.

13ª Mostra Paranaense de Dança

A EDTG enviou 13 coreografias para a seleção e oito foram selecionadas para o evento on-line. A mostra recebeu 426 vídeos de todos o país e 106 foram selecionados pelo juri para exibição pelo canal do YouTube da Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra (ABABTG), que realiza o evento desde 2008. Essa é a primeira edição on-line.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Para a EDTG, o trabalho com os ODS surgiu de forma quase natural, porque muitos desses temas já eram discutidos com alunos nas atividades cotidianas. Quando a escola foi criada, há 65 anos, o principal foco era a formação de profissionais para o Balé Teatro Guaíra, mas com os passar das décadas os professores perceberam que o maior ativo da escola era a formação cidadã, já que muitos meninas e meninas chegam a passar mais de 10 anos na instituição. Mais do que bailarinos, hoje a Escola acredita que é essencial formar cidadãos, que levarão os ensinamentos aprendidos na escola para as diferentes áreas profissionais no futuro.