Cultura perde Nitis Jacon, um dos maiores nomes das artes cênicas do Brasil 20/12/2023 - 10:40

Morreu na tarde dessa terça-feira (19), aos 88 anos, a ex-diretora-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra Nitis Jacon em Arapongas (Região Metropolitana de Londrina). Nitis foi médica, professora, atriz, diretora, produtora teatral e criadora do FILO (Festival Internacional de Londrina) e ex-vice-reitora da UEL (Universidade Estadual de Londrina). 

Nitis Jacon de Araújo Moreira nasceu em 1935, na cidade de Lençóis Paulista, em São Paulo, mas foi em terras paranaenses que ganhou o mundo com sua contribuição inestimável para as Artes Cênicas de nosso estado. Nitis começou sua carreira dirigindo o grupo de teatro Gruta, de Arapongas. Em Londrina, teve participação fundamental na criação do curso de Artes Cênicas da UEL, onde foi diretora do Núcleo 1 e Proteu e atuou como chefe da Divisão de Artes Cênicas da Casa da Cultura da UEL.

Uma de suas maiores contribuições para a cultura paranaense foi a criação do FILO em 1968, que ao longo dos anos aproximou as artes cênicas de Londrina com o Brasil e o mundo. Nitis Jacon foi a responsável direta por trazer grandes nomes da Europa e da América Latina para o Paraná. Eventos paralelos de música do FILO receberam importantes artistas para Londrina, como Cauby Peixoto, Ângela Maria e Ney Matogrosso.

Em 2002 tornou-se diretora-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, onde ficou por três anos. Sua gestão foi marcada pelo programa Paranização, que fez circular por todo o Estado projetos especiais, música, dança e teatro, dando apoio a eventos, realizando oficinas enfim, expressando e fazendo brotar a arte. 

Durante sua gestão, em 2004, celebrou os 50 anos do Guairinha com uma catalogação especial de tudo o que ali foi levado ao público e o definiu belamente como “um senhor que guarda a pureza da infância, a curiosidade da juventude e a sabedoria da vida”. Vida dela e do teatro que se entrelaçaram muito antes, quando em 1956 Nitis integrou o grupo de teatro experimental no Guairinha, junto Ari Fontoura, René Dotti e outros nomes expressivos dos palcos e da crítica de arte. 

Em 2010, lançou o livro de sua autoria “Memória e Recordação - Festival Internacional de Londrina - 40 anos”, que descreve os fatos pontuais e determinantes da trajetória desse que é um dos maiores eventos de artes cênicas do país. Por aqui, celebramos a vida e a jornada de Nitis, que rendeu ótimos frutos e que serão eternos!

GALERIA DE IMAGENS