Almir Sater traz ao Guairão um show que agrega diversos estilos musicais 07/09/2023 - 12:00

Almir Sater costuma se apresentar em Curitiba todos os anos, em um show que já se tornou tradicional na agenda de espetáculos da capital paranaense. Desta vez, ele sobe ao palco do Teatro Guaíra em 20 de outubro, trazendo um repertório, que contempla diversos períodos de sua carreira. 

O público no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) poderá ouvir clássicos como "Tocando em frente”, “Chalana”, “Trem do Pantanal”, além de canções menos conhecida, inclusive de seu álbum mais recente “Do Amanhã Nada Sei”, lançado no final do ano passado. O evento é uma realização da Banalíssima Arte e os ingressos estão à venda, com valores a partir de R$ 140,00.

O estilo de Almir Sater contempla elementos dos mais diversos, partindo das culturas regionais fronteiriças de seu estado natal, Mato Grosso do Sul, que muito lhe influenciaram. A essa cultura pantaneira e sertaneja, foram agregadas referências a MPB, folk, blues, música instrumental brasileira de raiz, entre outros gêneros, constituindo uma identidade musical própria, facilmente reconhecida por quem ouve suas músicas. 

Como o artista criou seu estilo
Almir Sater só se deu conta de que seguiria carreira artística quando adulto, após sair de Campo Grande, na região Centro-Oeste do país, para estudar Direito no Rio de Janeiro. Não levou nem três meses para concluir que não seria advogado. 

Certo dia, ao passar por acaso pelo Largo do Machado (reduto nordestino da capital fluminense) parou para ouvir as duplas regionalistas que se apresentavam e descobriu que a música era o que realmente importava em sua vida. “Foi lá que eu conheci a viola e conversei pela primeira vez com violeiros. Depois resolvi vender meu violão de 12 cordas e comprar uma viola. Se eu não tivesse passado naquele dia no Largo do Machado, quem sabe minha carreira fosse outra ou nem acontecesse”, relata o cantor.

Na solidão da cidade grande, se dedicou por completo ao instrumento musical que lhe acompanha desde então. “Sempre tive facilidade com a viola. Quando comecei a tocar, parecia que eu já tocava há muito tempo”, comenta. 

Retornou para Campo Grande e retomou contato com a gente de sua terra, além de realizar uma pesquisa de novos ritmos e sons. Suas composições registradas em pouco mais de dez álbuns refletem o popular e o erudito de maneira ímpar, como nunca se ouviu na música brasileira.


Serviço:
Show com Almir Sater
Data:
20 de outubro (sexta-feira)
Horário: 21h (abertura da casa às 20h)
Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto – Rua Conselheiro Laurindo, 175 
Ingressos: a partir de R$ 140,00 (meia-entrada) + taxa adm
Classificação etária: Livre
Venda de ingressos: Disk Ingressos

GALERIA DE IMAGENS