5 plataformas de streaming para quem está com saudades de ir ao teatro 09/06/2020 - 08:10

Quem mais está sentindo falta de sentar nas poltronas de veludo do Teatro Guaíra? De sentir o cheiro de pipoca na porta de entrada? E de poder ouvir ao vivo as notas tocadas pela Orquestra Sinfônica do Paraná? Saudades de se surpreender com coreografias dos bailarinos do Balé Teatro Guaíra e do G2 Cia de Dança. De admirar o avanço dos alunos e alunas da Escola de Danças e de conhecer novas narrativas do teatro com o Teatro de Comédia do Paraná.

Se não podemos ir ao teatro por enquanto, tudo bem, o teatro pode ir até você! Para ficar mais fácil de aguentar essa saudade enquanto nos mantemos seguros em casa, preparamos uma lista com cinco canais e serviços de streaming gratuitos para você se sentir de volta ao teatro.

Vale lembrar que os canais e serviços de streaming sugeridos nesta lista são apenas sugestões. Você é artista? Está com alguma produção online na quarentena? Aproveite para compartilhar o seu trabalho conosco nos comentários ou por mensagem direta no Facebook ou Instagram! Vamos reunir todas as sugestões em uma nova lista aqui no site.

Agora, prepare a pipoca, o sofá e o computador e sejam bem-vindos aos teatros do mundo!

 

Guairaflix

via GIPHY

 

Em primeiro lugar, é claro, nosso próprio canal no YouTube! No Guairaflix tem vários espetáculos completos dos corpos artísticos do Teatro Guaíra. Quem está sentindo falta da Orquestra Sinfônica do Paraná pode conferir a Ópera João e Maria na íntegra, além de concertos das Temporadas 2018 e 2019, como a Sinfonia nº 10, de Dimitri Shostakovich. Também estão disponíveis no Guairaflix espetáculos clássicos do Balé Teatro Guaíra, como Cinderela, O Lago dos Cisnes e Carmen. Além do Guairaflix, nosso canal no YouTube também disponibiliza gratuitamente imagens de arquivo de balés que fizeram história, como O Segundo Sopro e O Grande Circo Místico (2002).

Acesse o Guairaflix no link: https://bit.ly/Guairaflix

 

La 3e scène

via GIPHY

 

Você sabia que a Ópera de Paris possui um palco completamente digital? A 3e Scène está disponível gratuitamente no mundo inteiro. Lá você encontra materiais originais produzidos pelos artistas associados à Ópera especialmente para essa cena virtual. Tem documentários, animações, balés em realidade virtual e várias outras ideias! O melhor é que muitos materiais não usam a linguagem verbal, então você não precisa ser um mestre no francês. Se você tem um celular Android ou iOS você também pode baixar o aplicativo e acessar todo o conteúdo do site em qualquer lugar. Fica a dica para a próxima vez que você enfrentar aquela fila enorme do banco. 

Acesse La 3e Scène no link: https://www.operadeparis.fr/en/3e-scene

 

Berliner Philharmoniker Digital Concert Hall

via GIPHY

A Orquestra Filarmônica de Berlim é outra que resolveu apostar no palco digital. Além de conteúdo exclusivo, como entrevistas e programas educacionais, algumas imagens de arquivo de concertos históricos ou que foram transmitidos ao vivo pela Internet, também estão disponíveis. O registro no site e no aplicativo para Android e iOS é gratuito, mas algumas funcionalidades podem ser pagas.

Acesse o Digital Concert Hall no link: https://www.digitalconcerthall.com/en/home

 

EspetaculosOnline.com

via GIPHY

Durante a quarentena, vários artistas e companhias artísticas brasileiras optaram por distribuir seus trabalhos de forma online e gratuita! O resultado desse esforço colaborativo foi o site EspetaculosOnline.com. Focado especialmente em produções teatrais, o site é dividido em duas áreas: teatro infantil e teatro adulto. Já são mais de 100 espetáculos disponíveis na plataforma!

Acesse o EspetaculosOnline.com no link : https://espetaculosonline.com/

 

The Shows Must Go On!

via GIPHY

Mais um filhote da quarentena! Para os amantes do teatro musical, a Universal Company criou um canal especial no YouTube durante a pandemia. O The Shows Must Go On! disponibiliza um espetáculo musical de forma gratuita a cada fim de semana. Por ali já rolou clássicos como Hairspray e O Fantasma da Ópera, assim como os controversos Cats e Love Never Dies.

Acesse o canal The Shows Must Go On!: https://www.youtube.com/channel/UCdmPjhKMaXNNeCr1FjuMvag

GALERIA DE IMAGENS