Escola de Dança teve 18 mil espectadores em 2019 20/12/2019 - 11:21

A Escola de Dança Teatro Guaíra teve 18 mil espectadores em 36 apresentações realizadas em 2019. No fim do ano, ocorreram seis sessões de João e Maria, sendo três para alunos de escolas públicas. A montagem foi baseada em um conto de fadas da cultura popular alemã e levou para o palco do Guairão 110 integrantes da EDTG.

 

João e Maria

Os ensaios começaram em agosto e abrangem desde técnica de balé clássico até interpretação cênica. O espetáculo é uma criação da equipe de professores da EDTG, que assinam a coreografia, direção e roteiro. A iluminação e o cenário estão sendo produzidos pelos profissionais do Teatro Guaíra. A cenografia inclui a casa da bruxa e uma floresta.

EDTG apresentou João e Maria em 2019
EDTG apresentou João e Maria em 2019
110 alunos participaram da montagem
110 alunos participaram da montagem

A fábula de João e Maria foi imortalizada pelos irmãos Grimm no século XIX e narra as aventuras de dois irmãos para se livrar de uma bruxa que os capturou em uma floresta encantada. Para Patricia Otto, coordenadora da EDTG, essa montagem propõe uma viagem através de cores e sentimentos. "Levamos ao palco uma obra de arte utilizando toda a expressividade da dança clássica na contemporaneidade, um espetáculo contextualizado que, por meio de seus personagens, proporcionou um momento de reflexão e a certeza de que o nosso mundo atual é certamente real, mas também pode ser encantado, com sonhos e mais humano", diz.

 

Contratação de professores

A Escola de Dança Teatro Guaíra abriu processo seletivo para a contratação de três professores, sendo duas vagas para Professor de Dança Clássica e uma para Professor de Dança Clássica/Contemporânea. Os novos profissionais serão contratados pelo Departamento de Ensino do Serviço Social Autônomo PalcoParaná.

Turma de alunas da EDTG
Turma de alunas da EDTG

 

Participação em Cia. Jovem é experiência profissional para alunos
Participação em Cia. Jovem é experiência profissional para alunos

Participação em festivais

A Cia. Jovem da Escola de Dança Teatro Guaíra ganhou 13 prêmios no 29º Festival de Dança Mery Rosa, que aconteceu entre 19 e 23 de junho em Itajaí. Foram dois prêmios especiais, seis primeiros, três segundos e dois terceiros lugares. Havia cinco categorias para competição e gêneros como balé clássico de repertório, dança contemporânea, jazz e danças urbanas.

Os alunos também participaram da Mostra Paranaense de Dança e do Festival Santa Catarina de Dança. A Cia. Jovem tem direção de Gylian Dib e supervisão artística de Patricia Otto.

 

GALERIA DE IMAGENS