Escola de Dança Teatro Guaíra se prepara para segundo semestre de aulas virtuais
30/07/2020 - 16:07

A Escola de Dança Teatro Guaíra se prepara para o segundo semestre de aulas on-line após um balanço positivo da atuação no primeiro período de 2020. Após a suspensão das atividades presenciais em função da pandemia do coronavírus, a EDTG implementou uma inovadora metodologia que permitiu a continuação do trabalho com os 140 alunos da instituição. Entre os principais resultados estão: 130 dias de atividades virtuais, 320 aulas e mais de 500 horas de exercícios práticos e teóricos. As aulas serão retomadas dia 05 de agosto.

O sucesso se reflete na satisfação e participação dos alunos. As aulas virtuais da EDTG têm, em média, 80% de frequência, um valor significativo considerando a ampla faixa etárias dos participantes, de 8 a 20 anos, e a dificuldade de se ensinar balé sem a presença física dos professores.

Além das aulas, a EDTG também participou de um festival de dança on-line, em que recebeu quatro prêmios principais, lives sobre o panorama da dança e oficinas, incluindo uma com o ex-aluno da instituição Daniel Camargo, que atua em grandes companhias de balé do mundo. Professores estão em constante contato por meio de reuniões para avaliar e discutir as ações da EDTG durante a pandemia.

Aulas virtuais

As atividades foram divididas de acordo com os níveis dos Cursos Livres Juvenil e Formação do Artista Bailarino, com aulas práticas e teóricas. Por meio de uma plataforma virtual, os alunos e professores têm encontros diários. Os movimentos são supervisionados pelo olhar atento da equipe, que está aproveitando o momento para trabalhar aspectos importantes do balé, como fortalecimento, alinhamento e estabilidade.

Um dos principais desafios para os professores foi adaptar exercícios pensados originalmente para grandes espaços, como um estúdio de balé, para locais menores, como a sala de uma casa. Isso causou um replanejamento total, com exercícios específicos que promovam o aprimoramento técnico e não causem lesões.

EDTG

A Escola de Dança Teatro Guaíra é o corpo artístico mais antigo do Teatro Guaíra, criada em abril de 1956. Atualmente, tem 140 alunos e é uma das únicas escolas de dança de caráter público do país, sendo mantida pelo Governo do Estado do Paraná.

 

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias