Escola de Dança Teatro Guaíra oferta aulas de balé on-line para alunos da instituição
23/04/2020 - 14:00

Os 150 alunos e alunas da Escola de Dança Teatro Guaíra estão tendo aulas on-line de balé durante a pandemia do Covid-19. Após a suspensão das atividades presenciais, a equipe da EDTG se reuniu e readequou a proposta pedagógica para o ambiente virtual. “A arte fortalece a alma do ser humano e traz um sentido em meio a essa pandemia”, explica Patrícia Otto, diretora da EDTG.

As atividades foram divididas de acordo com a faixa etária e há exercícios práticos, teóricos e lúdicos. Por meio de uma plataforma virtual, os alunos e professores têm encontros diários. Os movimentos são supervisionados pelo olhar atento da equipe, que está aproveitando o momento para trabalhar aspectos técnicos do balé, como fortalecimento, alinhamento e estabilidade.

Um dos principais desafios para os professores foi adaptar exercícios pensados originalmente para grandes espaços, como um estúdio de balé, para locais menores, como a sala de uma casa. Isso causou um replanejamento total, com exercícios com menos saltos que se adaptem aos novos espaços e também evitem lesões.

As aulas on-line foram planejadas para que os alunos não perdessem o trabalho desenvolvido ao longo do ano e possam voltar às atividades presenciais no mesmo patamar de antes. “Acreditamos que é uma forma de manter a saúde física e mental de nossos alunos. Estamos separados, mas nunca estivemos tão juntos”, diz Patrícia.

 

EDTG

A Escola de Dança Teatro Guaíra é o corpo artístico mais antigo do Teatro Guaíra, criada em abril de 1956. Atualmente, tem 150 alunos e é uma das únicas escolas de dança de caráter público do país, sendo mantida pelo Governo do Estado do Paraná.

 

 

Veja um trecho das atividades on-line da EDTG

 

GALERIA DE IMAGENS