Espetáculo premiado com Troféu Gralha Azul abre temporada do projeto Teatro para Piás e Gurias

Data 27/02/2013 | Assunto: Destaques

   O espetáculo infantil De Volta ao Começo abre temporada 2013 do projeto Teatro para Piás e Gurias neste domingo, 3 de março às 11 horas, no Teatro José Maria Santos.
   De volta ao começo tem direção de Paulo Vinícius e fala sobre adultos e crianças, sobre tios e sobrinhos, sobre avós e netos e sobre pais e filhos e mistura teatro, dança, musical e vídeos. As histórias são costuradas pela encenação, com a presença dos atores que diante do público, revelam o jogo da representação, se revezando em personagens adultos e infantis.
Personagens são apresentados nas camadas mais internas das suas subjetividades. Falam de segredos e de sentimentos. Compartilham suas relações de afetividade, falam da saudade e da felicidade. A morte é tratada de uma forma muito carinhosa, porém natural, exatamente como foi a vida que a antecipou.
A peça também deixa algumas lacunas a serem completadas na relação com a plateia. As crianças espontaneamente se manifestam, pois se relacionam com as músicas e com o movimento dos corpos dos atores.
O espetáculo recebeu o Prêmio Gralha Azul de Melhor Figurino do ano e foi indicado em mais três categorias: Melhor Espetáculo Infantil, Melhor Direção de espetáculo infantil (para Paulo Vinícius) e Melhor Composição Musical (para Luiz Sadaiti)
A trilha musical foi composta por Luiz Sadaiti, exclusivamente, e tem grande importância para o desenvolvimento dramatúrgico do espetáculo. Os atores cantam, dançam e interpretam dentro das canções.
A preparação vocal e a direção musical foram desenvolvidas por Junior Pereira, músico que há anos vem se dedicando ao trabalho com musicais em Curitiba e preparando atores para o canto.
As pequenas histórias de De Volta ao Começo falam de saudade, de segredos, de conquistas, da vida, da morte e do amor incondicional dentro da família. A dramaturgia desenvolveu-se a partir da observação e vivência das relações entre adultos e crianças, vividas pelo grupo.

Ficha Técnica:
Roteiro, Direção e Figurinos: Paulo Vinícius
Direção Musical: Junior Pereira
Composição Musical / Trilha sonora: Luiz Sadaiti
Iluminação: Wagner Corrêa
Coreografias: Michelle Rodrigues
Maquiagem: Luiz Lopes
Fotos: Chico Nogueira
Designer gráfico: Johnny Leal
Realização e Produção: Figurino e Cena Produções Artísticas

Serviço:
Projeto Teatro para Piás e Gurias – De Volta ao Começo
Dia 3 de março às 11 horas
Local: Teatro José Maria Santos
Ingresso: R$ 5,00. Crianças até 12 anos não pagam.




Está notícia foi publicada no Centro Cultural Teatro Guaíra http://www.teatroguaira.pr.gov.br

Endereço desta notícia:
http://www.teatroguaira.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=879