Balé Teatro Guaíra leva A Sagração da Primavera ao nordeste brasileiro

Data 16/10/2012 | Assunto: Notícias

BTG
Serão três apresentações em outubro, na Bienal Internacional de Dança do Ceará, dia 19 (sexta-feira) e no Festival Internacional de Dança do Recife (FIDR), dias 21 (sábado)  e 22 (domingo).
   A mais recente montagem do Balé Teatro Guaíra, “A Sagração da Primavera”, coreografada pela portuguesa Olga Roriz, com música do compositor russo Igor Stravinsky, será levada aos palcos de dois grandes eventos, a Bienal Internacional de Dança do Ceará (Fortaleza), no dia 19 às 21 horas no Theatro José de Alencar e no Festival Internacional de Dança do Recife - FIDR (Pernambuco), dias 21 e 22, às 18 horas, no Teatro Luiz Mendonça.

O Balé Teatro Guaíra, uma das mais importantes companhias de dança do Brasil, é mantida pelo Governo do Paraná. A Sagração da Primavera completa 100 anos de sua estreia, em  2013 e até hoje causa surpresas e emoções. A coreografia estreou em Curitiba em junho deste ano, no Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão), e já foi apresentada  em  Apucarana, Maringá, Paranavaí, Loanda e Umuarama.

“Participar desses importantes eventos, a Bienal Internacional de Dança do Ceará e o Festival Internacional de Dança do Recife, é motivo de orgulho e alegria. Por isso, estamos trabalhando com muita seriedade para que o Balé Teatro Guaíra tenha a visibilidade que merece”, diz Monica Rischbieter, diretora-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra.

Sagração da Primavera (Le Sacre du Printemps)
– A obra “Sagração da Primavera” é considerada um marco na dança e nas artes, com música do compositor russo Igor Stravinsky, foi escrita em 1913, com base em um ritual sacro pagão, em que uma adolescente é sacrificada ao deus da primavera em troca de boas colheitas.

A versão escrita por Olga Roriz, prioriza o respeito pela partitura, um dos fatores determinantes para a interpretação na construção dramatúrgica e coreográfica da peça. Dois aspectos se distanciaram do conceito original. “Visões personalizadas, que imprimem à história uma lógica mais possível à minha compreensão, mais aprazível à minha manipulação. Em 1º opção concedi ao personagem do Sábio um protagonismo invulgar, ele inicia a peça. Ainda em silêncio e durante todo o Prelúdio habita o espaço solitário e vazio traçando nos seus gestos um percurso de premunição, antecipação e preparação do terreno para o ritual. A 2º opção que distancia drasticamente do conceito original, reside no fato da personagem da Eleita não ser tratada como uma vítima no sentido dramático da questão. A minha Eleita sente-se uma privilegiada e quer dançar até sucumbir. Em nenhum momento se sente obrigada ou castigada nem o medo a invade. Ela expõe a sua força e energias vitais lutando cegamente contra o cansaço”, explica Olga Roriz.

Festivais
Bienal Internacional de Dança do Ceará
– Esta é a 8ª edição da bienal. São espetáculos, performances, cursos, oficinas e mesas-redondas que compõem a programação e podem ser conferidas no site: http://www.bienaldedanca.com/portal2012/home-portal.html

17º Festival Internacional de Dança do Recife (FIDR)
– Entre 19 e 27 de outubro a Prefeitura Municipal de Recife promove o Festival que movimenta a cidade com Workshop e apresentações de grupos nacionais e internacionais no Teatro Luiz Mendonça (Parque Dona Lindu, em Boa Viagem). Outras informações no site: http://dancarecife.blogspot.com.br/2012/09/ultima-acao-antecipada-do-17-festival.html

Ficha técnica
Sagração da Primavera – Balé Teatro Guaíra
Direção e Coreografia: Olga Roriz
Música: Igor Stravinsky (A Sagração da Primavera)
Cenário: Pedro Santiago Cal
Figurinos: Olga Roriz e Pedro Santiago Cal
Desenho de luz: Clemente Cuba
Ensaiadora: Sylvia Rijmer
Desenho de som: Sérgio Milhano
Direção: Balé Teatro Guaíra – Cintia Napoli


Serviço

Fortaleza
Bienal Internacional de Dança do Ceará
19 de outubro, às 21 horas
Theatro José de Alencar

Recife
Festival Internacional de Dança do Recife
21 e 22 de outubro, às 18 horas
Teatro Luiz Mendonça




Está notícia foi publicada no Centro Cultural Teatro Guaíra http://www.teatroguaira.pr.gov.br

Endereço desta notícia:
http://www.teatroguaira.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=804