Teatro Guaíra exibe o primeiro filme de animação da história do cinema europeu

Data 19/09/2012 | Assunto: Destaques


O filme As Aventuras do Príncipe Achmed será apresentado no domingo (23) às 10h30, no Guairão com a trilha sonora tocada ao vivo pela Orquestra Sinfônica do Paraná, sob a regência do maestro alemão Stefan Geiger
  O filme As Aventuras do Príncipe Achmed será apresentado no domingo (23) às 10h30, no Guairão com a trilha sonora tocada ao vivo pela Orquestra Sinfônica do Paraná, sob a regência do maestro alemão Stefan Geiger

A obra prima produzida entre 1923 e 1926 pela alemã, Lotta Rininger e seu marido, o fotógrafo Carl Koch tem uma única apresentação no Guairão. O primeiro longa-metragem de animação do cinema europeu, que narra As Aventuras do Príncipe Achmed foi criado a partir de recortes de papelão e jogo simples de luzes e sombras. São mais de 96.000 quadros de animações que dão vida aos personagens e cenários do filme.

A trilha sonora, homônima do filme, que será apresentada ao vivo pela Orquestra Sinfônica do Paraná foi escrita pelo compositor alemão Wolfgang Zeller para acompanhar a ação na tela. Ele criou fotogramas para as orquestras, que eram comuns nos melhores cinemas da época.

O enredo se baseia em elementos retirados do clássico Mil e Uma Noites, que narra as aventuras do Príncipe Achmed em seu cavalo voador, em busca do amor da Princesa Peri Banu, a quem tem que defender do ataque de um exército de demônios, que tenta atrapalhar o romance dos dois.

Maestro
O renomado maestro alemão, Stefan Geiger é o convidado desta semana para reger a Orquestra Sinfônica do Paraná e dirigir os trabalhos com o longa-metragem. No ano passado ele já este em Curitiba para conduzir a Orquestra de Câmara de Curitiba. Ele é professor de trombone e música de câmara na Universidade de Música e Teatro de Hamburgo, e diretor artístico da “Landesjugendorchester”, em Bremen, na Alemanha. Seus compromissos já o levaram até a China, onde em 2002 se apresentou com a Filarmônica de Câmara de Bremen.

Serviço:
Exibição do longa-metragem: As Aventuras do Príncipe Achmed, com participação da Orquestra Sinfônica do Paraná.
Patrocínio: Goethe Institut e Copel
Regência: maestro Stefan Geiger
23 de setembro, às 10h30
Classificação: 7 anos
Ingressos: R$ 10. Meia-entrada conforme previsto em lei e desconto de 50% para associados do Cartão Teatro Guaíra.




Está notícia foi publicada no Centro Cultural Teatro Guaíra http://www.teatroguaira.pr.gov.br

Endereço desta notícia:
http://www.teatroguaira.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=781