Osvaldo Ferreira comemora um ano como maestro da OSP

Data 15/05/2012 | Assunto: Notícias

Osvaldo Ferreira
Após um ano como diretor musical e regente titular da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP), o maestro português Osvaldo Ferreira prepara novos projetos ainda para 2012 e continua com as apresentações para crianças e o projeto Clássicos nas Igrejas.
Na temporada deste ano, o regente continua projetos de sucesso e traz novidades para 2012

Osvaldo FerreiraApós um ano como diretor musical e regente titular da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP), o maestro português Osvaldo Ferreira prepara novos projetos ainda para 2012 e continua com as apresentações para crianças e o projeto Clássicos nas Igrejas.

Osvaldo Ferreira assumiu a OSP após convite da diretora-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Monica Rischbieter, no início de 2011. “Osvaldo é um maestro envolvido, que trabalha em todos os níveis do projeto. Sempre com novas ideias e muita disposição”, comenta Monica, que valoriza a dedicação do profissional com os trabalhos realizados pela Orquestra.

Atuando na OSP, Osvaldo Ferreira já regeu mais de 20 concertos no Guairão, para adultos e crianças, em igrejas e em várias cidades do interior do Paraná. Para este ano, o calendário já tem mais de 30 apresentações agendadas em várias cidades, como Maringá, Londrina e Apucarana.

As expectativas de público são cada vez melhores. De acordo com o maestro, a ideia é buscar diferenciais e tocar em diversos espaços. Dessa maneira, fazer com que cada vez mais pessoas conheçam e apreciem o trabalho da OSP.

Os espetáculos mensais para crianças, que lotaram o Guairão em março e abril, continuam. O próximo será no dia 20 de maio, com regência da maestrina convidada Simone Menezes e as obras Sheherazade, Branca de Neve e outras. Importantes nomes de regentes e solista, como o carioca John Neschling e a americana Lera Auerbach, também estão confirmados e farão parte da temporada 2012 da OSP.

No mês de maio a Orquestra completa 27 anos e a comemoração será no dia 30 (quarta-feira), em um concerto especial, com obras de Rogério Krieger, Joaquin Rodrigo e Claude Debussy, regido por Ferreira. Outra novidade é a Sagração da Primevera, de Stravinski, na qual os músicos dividem o palco com o Balé Teatro Guaíra, a partir de junho.

Currículo – Nascido em Portugal, Osvaldo Ferreira contabiliza mais de 600 concertos orquestrais como regente e cerca de 20 óperas. Regeu orquestras em Portugal, Rússia, União Europeia, Brasil, África do Sul e EUA.

É Mestre em direção de orquestra em Chicago e pós-graduado no Conservatório de São Petersburgo, na classe de Ilya Mussin. Laureado em 1999 no Concurso Sergei Prokofiev, na Rússia. Recebeu o “Fellowship”, do Aspen Music Festival nos EUA. Frequentou a American Conductors Academy e conquistou o prêmio “Academy Conductor”, em 2001.




Está notícia foi publicada no Centro Cultural Teatro Guaíra http://www.teatroguaira.pr.gov.br

Endereço desta notícia:
http://www.teatroguaira.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=685