Yara Sarmento recebe prêmio por seu trabalho e talento dedicados à cultura

Data 02/04/2012 | Assunto: Notícias

Yara Sarmento
Yara Sarmento, um dos mais reconhecidos nomes do teatro paranaense, ex-diretora artística do Centro Cultural Teatro Guaíra e uma das idealizadoras e fundadoras do Troféu Gralha Azul, foi homenageada com o prêmio Cidade de Curitiba - Cultura e Divulgação entregue pela Câmara de Curitiba durante as festividades do aniversário da capital (29/3).
Yara Sarmento, um dos mais reconhecidos nomes do teatro paranaense, ex-diretora artística do Centro Cultural Teatro Guaíra e uma das idealizadoras e fundadoras do Troféu Gralha Azul, foi homenageada com o prêmio Cidade de Curitiba - Cultura e Divulgação entregue pela Câmara de Curitiba durante as festividades do aniversário da capital (29/3). Yara Sarmento recebeu a honraria por indicação da vYara Sarmentoereadora Nely Almeida.


Após décadas de atuação na televisão paranaense, Yara fez carreira no Rio de Janeiro e São Paulo, além de atuar também em grandes produções teatrais. No início da década de 60, quando a televisão surgia no Paraná, era uma das principais figuras dos programas locais, em que se apresentava como bailarina, atriz e garota propaganda.


Sua formação em direito teve grande importância para a regulamentação da profissão de artista paranaense. Participou efetivamente no movimento sindical e em vários movimentos pela valorização dos profissionais das artes cênicas. Participou da equipe paranaense que elaborou o anteprojeto da Lei 6.533/1978, a qual regulamenta a Profissão de Artista e Técnico em Espetáculos de Diversões. É uma das fundadoras do Sindicato de Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado do Paraná (SATED/PR).

Em 2011 lançou seu livro digital Na Espuma das Ondas, por meio da Celepar, em que conta a sua trajetória na vida artística. O livro está disponível no link: http://www.minharevistadigital.com.br/yara/revista/.




Está notícia foi publicada no Centro Cultural Teatro Guaíra http://www.teatroguaira.pr.gov.br

Endereço desta notícia:
http://www.teatroguaira.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=651