Monólogo narra rixa entre Aquiles e Agamemnon

Data 29/09/2011 | Assunto: Notícias


Canto I da Ilíada, de Homero, será apresentado por Claudete Pereira Jorge no Miniauditório do Teatro Guaíra de 29 de setembro a 9 de outubro, com sessões às 20h
Durante 10 dias, Claudete Pereira Jorge subirá ao palco do Miniauditório do Teatro Guaíra para contar sobre as desavenças entre Aquiles e Agamemnon, que envolvem o sacerdote Crises e sua filha Criseida, a escrava Briseida e os deuses Apolo, Juno, Minerva e Júpiter.

O Canto I da Ilíada descreve a rixa entre Aquiles e Agamemnon, que resultou na morte desnecessária de muitos homens na Guerra de Tróia. Os argumentos trocados entre os heróis nesta primeira assembleia da literatura constituem o núcleo retórico do conflito mais antigo do ocidente. A tradução de Manuel Odorico Mendes, a primeira feita no Brasil no século 19, tinha o propósito, segundo o autor, de ser um curso de literatura para brasileiros. O texto, em decassílabos, foi considerado por Haroldo de Campos como o grande marco da Transcriação no Brasil e um dos maiores legados da literatura nacional.


Serviço:
Ilíada – Canto I
Dias 29 e 30 de setembro e 1, 2, 6,7, 8 e 9 de outubro às 20h
Local: Miniauditório
Ingressos: R$ 20,00

** ATENÇÃO: As apresentações dos dias 4 e 5 de outubro foram canceladas **





Está notícia foi publicada no Centro Cultural Teatro Guaíra http://www.teatroguaira.pr.gov.br

Endereço desta notícia:
http://www.teatroguaira.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=510