Concurso Nacional de Composição tem cinco finalistas

Data 21/08/2011 | Assunto: Notícias


O I Concurso Nacional de Composição realizado pelo Teatro Guaíra e Universidade Federal do Paraná apresenta o resultado da primeira etapa com as 5 obras vencedoras

O primeiro Concurso Nacional de Composição realizado pelo Teatro Guaíra e Universidade Federal do Paraná apresenta o resultado da primeira etapa. As cinco obras vencedoras são: Abertura Paranaense: O Fandango Mutante, composição de Carlos Alberto F. dos Santos (São Paulo); Motus Sinfonicus, do músico curitibano Rogério Krieger, integrante da Orquestra Sinfônica do Paraná; Os Passos no Rastro, de Fernando Kozu (Londrina); Rotações (2011), de Luciano Leite Barbosa (Rio de Janeiro) e Terra Incógnita, de Flíblio Ferreira de Souza (Curitiba).

As composições foram selecionadas por uma banca formada pelos profissionais: Mestre e Professor Carlos Alberto Assis, da EMBAP, Professora e Dra. Roseane Yampolschi, do DeArtes/UFPR, Maestro Márcio Steuernagel, Regente da Orquestra Filarmônica da UFPR e Maestro Assistente da Orquestra Sinfônica do Paraná, Harry Crowl, Diretor Artístico da Orquestra Filarmônica da UFPR e Professor da EMBAP.

O Concurso, iniciado no mês de junho, integra o projeto que visa fomentar a produção de música sinfônica no Brasil. Nesta primeira edição, a competição tem como tema o Centenário da Universidade Federal do Paraná.

As obras finalistas serão apresentadas pela Orquestra Sinfônica do Paraná, no dia 2 de setembro, às 20h, no Guairão, sob a regência do maestro Márcio Steuernagel, durante a I Bienal Música Hoje. Nesse dia, outra banca formada por profissionais da área e o voto público escolherão uma das composições, que entrará no repertório da Temporada 2012 da Orquestra Sinfônica do Paraná.

O resultado final e a divulgação da composição classificada será realizada no dia 4 de setembro, no encerramento da Bienal, durante um concerto no auditório da Reitoria, da UFPR, às 20h. E o compositor da obra vencedora ganhará um prêmio no valor de R$5.000,00 (cinco mil reais).

A I Bienal Música Hoje é um grande evento internacional de música contemporânea, promovido pela UFPR em parceria com o Teatro Guaíra e outras instituições, que será realizado entre os dias 29 de agosto e 4 de setembro. Inúmeros grupos musicais do Brasil e do exterior movimentarão a cidade com apresentações e oficinas.



Postagem original: 17 de agosto de 2011
Atualização: 21 de agosto de 2011




Está notícia foi publicada no Centro Cultural Teatro Guaíra http://www.teatroguaira.pr.gov.br

Endereço desta notícia:
http://www.teatroguaira.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=469