Balé Teatro Guaíra fez 29 apresentações em 2018

Data 19/12/2018 | Assunto: Notícias

BTG dançou o consagrado O Lago dos Cisnes e Carmen, de Bizet. O público total foi de 32,9 mil espectadores
O Balé Teatro Guaíra encerrou 2018 com 29 apresentações e público total de 32,9 mil espectadores. O principal projeto da companhia foi a montagem de O Lago dos Cisnes, que se tornou um dos maiores sucessos da história do BTG. Foram 13 sessões com ingressos esgotados. Além disso, o público pôde participar da Mostra Curta BTG Guairão do Avesso, em que bailarinos e espectadores partilham o palco.

Outra iniciativa de sucesso foi a participação do BTG em uma série de apresentações de Carmen para professores e diretores de escolas públicas do Paraná. O Seminário Gestão em Foco 2018 foi realizado pela Secretaria de Estado da Educação em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura. Foram cinco apresentações entre 13 de agosto e 17 de setembro, com público de cerca de 2,4 mil participantes.

Em 2019, o BTG completa 50 anos e haverá uma programação especial para celebrar a data.


Balanço:
Entre 2015 e 2018 o BTG apresentou 11 coreografias, com um público total de 98,2 mil espectadores. Três delas (Romeu e Julieta, Carmen e O Lago dos Cisnes) tiveram a direção de Luiz Fernando Bongiovanni, que recebeu em 2018 o prêmio de melhor coreógrafo do Brasil segundo o Conselho Brasileiro de Dança. Essas três releituras de grandes clássicos do balé se inserem no projeto de democratização do acesso à cultura e formação de plateia implantado pelo CCTG e pela SEEC. Para O Lago dos Cisnes, por exemplo, foram abertas duas sessões extras em função do sucesso de público.


Veja algumas coreografias do BTG

Cinderela
Em 2015, o BTG apresentou o espetáculo Cinderela para comemorar os 45 anos do grupo. A obra foi baseada no clássico conto dos Irmãos Grimm e contou com coreografia do espanhol Gustavo Ramirez Sansano, que ambientou os cenários e os figurinos inspirados nas décadas de 1950 e 1960.

Romeu e Julieta
Uma nova versão da coreografia de 2008 foi apresentada em 2015 e 2016. Houve redução de duas para uma hora de duração e o cenário foi remodelado para ser transportado mais facilmente nas viagens para o interior. O espetáculo estreou na abertura do 1º Festival de Dança de Toledo em 2015.

Carmen
O espetáculo foi montado em 2016 pelo BTG e conta a trágica história de amor entre um soldado e uma cigana na Espanha do século XIX. Em 2017, foi reapresentado com a nova composição do balé, formado pelos recém-contratados.

O Lago dos Cisnes
Grande sucesso de público, o espetáculo teve todos os ingressos de 2018, incluindo as duas sessões extras, esgotados dias antes da estreia. O balé mais dançado do mundo ganhou uma versão com toques de modernidade, como a chuva no palco do Guairão.




Está notícia foi publicada no Centro Cultural Teatro Guaíra http://www.teatroguaira.pr.gov.br

Endereço desta notícia:
http://www.teatroguaira.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=2550