A Cia. do Abração apresenta IX Pequeno Grande Encontro de Teatro Para Crianças de Todas as Idades

Data 14/09/2018 | Assunto: Notícias

As apresentações acontecerão no Guairinha, entre os dias 30 de outubro a 04 de novembro, serão 8 apresentações de 5 diferentes espetáculos.
A Cia. do Abração promove entre os dias 30 de outubro a 04 de novembro de 2018 o IX Pequeno Grande Encontro de Teatro Para Crianças de Todas as Idades. Este projeto não possui nenhum recurso viabilizado, fazendo desta edição, uma edição heroica, mantendo apenas a importantíssima parceria do Teatro Guaíra e da ATINJ/PR – (Associação de Teatro para Infância e Juventude do Estado do Paraná). O evento é uma oportunidade de compartilhar a produção teatral direcionada ao público de todas as idades.


As apresentações teatrais terão início no dia 30 de outubro, no Guairinha, serão gratuitas e abertas ao público do espetáculo Pinocchio, da Cia do Abração, em duas sessões, nos períodos da manhã e da tarde. A programação segue até domingo, dia 4 de novembro, cada dia com um espetáculo diferente.

O evento proporciona ao público de escolas públicas o acesso gratuito às apresentações. Neste aspecto, o teatro surge como fator de integração social, possibilitando às crianças, que muitas vezes nunca assistiram uma peça de teatro, um outro olhar ou até uma possibilidade de ver e rever a própria infância com mais sensibilidade.

Dentre a programação prevista, a mostra de espetáculos terá 100% de ingressos gratuitos, revertendo à população produtos culturais de qualidade. Todavia, contaremos com a contribuição espontânea da sociedade, como uma forma de tornarmo-nos, todos, partícipes e responsáveis por esta produção que clama por continuidade.

Companhias participantes:
Cia. do Abração, Céu Vermelho e Cia. Tupi Pererê

Resumo dos espetáculos do festival:

Pinocchio - 30/10, às 10h e 14h30 - Guairinha
Cia. Do Abração - Curitiba/ PR

Sinopse – O espetáculo conta a história de um boneco, esculpido a partir do tronco de uma árvore por um entalhador chamado Geppetto, mas que sonhava em ser um menino de verdade. Na nossa adaptação, o conflito principal está centrado nos valores humanos e a formação do caráter de um menino.

O Mágico de Oss – 31/10, às 10h e às 14h30 - Guairinha
Cia. do Abração – Curitiba/PR
Sinopse - Na nossa história, a protagonista, Doroti, uma menina egoísta e dominadora, briga com seus amigos e se sente incompreendida por seus avós. Em um ataque de fúria, a menina egoísta que acredita que a vida que leva é sem graça e sem cores, se vê abduzida por um furacão que a transporta para um lugar mágico e colorido.

Peter Pan - DIA: 01/11, às 10h e às 14h30 - Guairinha
Céu Vermelho – Curitiba/ PR

Sinopse - O espetáculo conta a história do menino que um dia acordou sem infância. Dizem que a sombra do menino levou sua infância para um lugar distante e quentinho, com cheirinho de saudade. Será que é a Terra do Nunca? Toda a trama é trazida para a nossa cultura brasileira, tendo como inspiração o frevo e a cultura nordestina.

O Caminho das Histórias, 03/11, às 16h - Guairinha
Cia. Tupi Pererê
Sinopse - Criado partir da adaptação de narrativas de diferentes regiões do planeta, o espetáculo teatral O Caminho das Histórias combina música, poesia e formas animadas. Nessa brincadeira de contar, encenar e musicar histórias, os artistas celebram a importância de contar histórias como forma de alimentar o “faz de conta”, o lúdico e a espontaneidade ao longo da infância.

A Bela e aFera - 04/11, às 16h – Guairinha
Cia. do Abração – Curitiba/PR
Sinopse - Na nossa história, a protagonista pede ao seu pai, um ex-compositor de sambas, agora caixeiro viajante, que lhe traga de presente o samba da Rosa. Infortunadamente, o pobre homem escuta o samba vindo do castelo de uma terrível FERA. A partir daí se desenrola o conflito e toda a trama já conhecida deste clássico infantil.

Serviço:
De 30/10/2018 a 04/11/2018– de terça a domingo.
De Terça a Sexta: apresentações dirigidas a escolas
Sábado e domingo: às 16h - apresentações abertas ao público
Auditório Salvador de Ferrante - Guairinha
Classificação: Livre
Foto: Renata Peterlini
Entrada: Franca




Está notícia foi publicada no Centro Cultural Teatro Guaíra http://www.teatroguaira.pr.gov.br

Endereço desta notícia:
http://www.teatroguaira.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=2510