Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta Nona Sinfonia de Mahler

Data 05/03/2018 | Assunto: Destaques

O concerto será no dia 15 de abril, às 10h30, no Guairão, sob regência do maestro titular Stefan Geiger.
O concerto será no dia 15 de abril, às 10h30, no Guairão, sob regência do maestro titular Stefan Geiger.

Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná presenteia o público com a “9ª Sinfonia de Mahler”, uma das obras clássicas mais importantes composta em 1909 e também o seu último trabalho. O compositor morreu antes de ouvir a primeira execução de sua obra que ocorreu em Viena, em 1912. A sinfonia é interpretada por alguns estudiosos como uma despedida consciente do compositor, após a morte de sua filha.

Mahler é lembrado por ligar a música do século XIX com o período moderno. Suas obras são geralmente extensas e com orquestração variada, em especial as sinfonias. Foi considerado também exímio orquestrador por usar combinações de instrumentos e timbres que pudessem expressar suas intenções de forma muito criativa, original e profunda.

Mahler nasceu na pequena aldeia Kalischt, localizada na Boêmia (atual República Tcheca), no dia 7 de julho de 1860. Filho do casal Bernard Mahler e Marie Hermann, ele teve 14 irmão e uma infância muito pobre e sofrida. Colocou em suas obras aspectos desse sofrimento. Suas composições são extremamente complexas e filosóficas, e trazem a visão de um mundo muito particular.


Serviço
Sinfonia nº9, em ré maior
Dia 15 de abril, às 10h30
Auditório Bento Munhoz da Rocha - Guairão
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)




Está notícia foi publicada no Centro Cultural Teatro Guaíra http://www.teatroguaira.pr.gov.br

Endereço desta notícia:
http://www.teatroguaira.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=2332