Artistas fazem espetáculo para homenagear o coreógrafo Jair Moraes

Data 18/10/2016 | Assunto: Destaques

Espetáculo de dança ‘Todos com Jair Moraes’ une artistas locais para prestar homenagem e assistência ao ex-bailarino e coreógrafo hospitalizado há três meses. Apresentação dia 22, sábado, às 20h30, no Guairão
O estado de saúde do ex-bailarino, coreógrafo e diretor artístico do Balé Teatro Guaíra, Jair Moraes, acometido de uma infecção pulmonar que o mantém hospitalizado em estado grave desde o início de agosto, tem sensibilizado a classe artística paranaense.

Com 50 anos de carreira, a dedicação de Moraes à dança incentivou e
revelou diversos talentos brasileiros. Em reconhecimento ao trabalho dele, vários artistas se apresentarão neste sábado (22), às 20h30, no auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão) para homenagear e prestar assistência à recuperação do coreógrafo.

O espetáculo “Todos com Jair Moraes” reúne 13 companhias e grupos de dança locais e é uma produção da Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra com o apoio do Centro Cultural Teatro Guaíra.

Participarão do espetáculo Balé Teatro Guaíra, G2 Cia de Dança, Escola de Dança Teatro Guaíra, Cia de Dança Masculina Jair Moraes, Téssera Companhia de Dança da UFPR, Curitiba Cia de Dança, Cia Eliane Fetzer de Dança Contemporânea, Elaine de Markondes e Luiz Dalazen, Juliana Carletto Cia de Dança, Dancep (Grupo de Dança Contemporânea do Colégio Estadual do Paraná), Studio D1, Petit Ballet e Kadosh Arte e Movimento.

Os participantes do espetáculo tiveram algum envolvimento com o trabalho de Jair Moraes e agora, em retribuição, prestam assistência ao artista. De acordo com a presidente da ABABTG, a bailarina Simone Bönisch, a renda líquida da bilheteria será revertida para custear o tratamento de saúde do ex-bailarino. “Jair, que sempre manifestou o dom de congregar artistas com o seu trabalho, nos reúne novamente. Desta vez, porém, para homenageá-lo e assisti-lo neste momento delicado. Estaremos no palco reforçando a importância dele no mundo da dança e contamos com a presença do público em prol desta causa”, disse Simone.

Perfil - Jair Moraes deu os primeiros passos na dança como estagiário do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O percurso profissional foi marcado por companhias de renome como o Corpo de Baile do Teatro Guaíra (1970 a 1972), o Corpo de Baile do Theatro Municipal de São Paulo (1972 a
1973) e participou por oito anos do Ballet Gulbenkian de Lisboa, a convite de Carlos Trincheiras.
Em 1979, já como primeiro bailarino, tornou-se maître-de-ballet e assistente de ensaiador do Balé Teatro Guaíra (BTG). Também foi professor da Escola do Teatro Bolshoi, em Joinville, e foi premiado várias vezes durante a trajetória profissional.

Em 2003 ele criou a Cia de Dança Masculina Jair Moraes, o primeiro grupo independente de dança no Brasil formado exclusivamente por homens. Em função desta iniciativa, em 2009, recebeu o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna, da Fundação Nacional das Artes.

Serviço
Todos com Jair Moraes
Sábado, 22 de outubro, às 20h30
Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão)
Ingresso: R$ 20,00
Produção: ABABTG
Apoio: Centro Cultural Teatro Guaíra
Ingressos à venda pelo DiskIngressos (www.diskingressos.com.br) ou na
bilheteria do CCTG




Está notícia foi publicada no Centro Cultural Teatro Guaíra http://www.teatroguaira.pr.gov.br

Endereço desta notícia:
http://www.teatroguaira.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=1926