Duo Assad em turnê de 50 anos chega a Curitiba

Data 01/04/2015 | Assunto: Destaques

O show que marca o aniversário do Duo e conta a história da composição para violão no Brasil será no dia 25 de abril às 21 horas, no Guairinha. O Duo Assad já iniciou a turnê que abrange 14 cidades brasileiras com o lançamento do CD “O Clássico Violão Popular Brasileiro”.
O programa traz na primeira parte obras emblemáticas que representam o repertório que os tornou conhecidos no mundo todo em uma equilibrada escolha de clássico e popular. Na segunda parte serão ouvidas algumas das composições que integram o inédito CD “O Clássico Violão Popular Brasileiro”: I. Albeniz Cordoba ( dos Cantos de Espanha) 5'; E. Granados Valses Poeticos 9'; A. Piazzolla Bandoneon, Zita (da Suite Troileana) 9’; H. Vila Lobos Choros No 5 4’; E. Gismonti Palhaço / Baião Malandro 8’; J. Pernambuco Interrogando 3'; A.J. Canhoto Abismo de Rosas 4'
A.S Garoto Extratos (Jorge do Fusa, Gente Humilde, Lamentos do Morro) 6'; D. Reis Dois Destinos 4'; B Powell Tempo Feliz 4'; S. Assad Maracaipe 9'; P. Bellinati Jongo 4’.

Residindo nos Estados Unidos e na Bélgica, desde os anos 80, os irmãos Sergio e Odair Assad se apresentam pelo mundo em recital, com orquestra e ao lado de grandes nomes internacionais como Yo Yo Ma, Paquito D´ Rivera e Nadja Sonnenberg, além de serem professores de importantes conservatórios. Eles tem mais de 15 Cds lançados no mercado e conquistaram o Grammy algumas vezes, sendo nomeados outras tantas.

Com um repertório eclético e corajoso, os irmãos estabeleceram novos padrões para o conceito de virtuosismo. Começaram a tocar juntos ainda muito jovens e rapidamente seu talento e ousadia artística tornaram-se amplamente reconhecidos. A carreira internacional começou com um dos mais importantes prêmios para este instrumento, o Young Artist Competition, em Bratislava no ano de 1979. Incontestável virtuosismo e técnica impecáveis inspiraram uma ampla gama de compositores a escreverem músicas especialmente para eles.

Com inúmeros CDs gravados são reconhecidos por sua prolífica atuação em gravações, principalmente pelas gravadoras Nonesuch Records e GHA Records. Em 2001, a Nonesuch lançou "Sérgio e Odair Assad Tocam Piazzolla," que rendeu para o Duo um Grammy Latino. O sétimo álbum da Nonesuch, lançado em 2007 é "Jardim Abandonado", nomeado para o Grammy Latino na categoria Melhor Álbum Clássico, mesmo ano em que Sérgio recebeu o prêmio Grammy de Melhor Compositor por sua música, Tahhiyya Li Ossoulina. Sérgio escreveu um novo concerto para dois violões e orquestra sinfônica, estreado em 2011 com a Orquestra Sinfônica de Seattle. No Brasil, a première desta obra aconteceu no Theatro Municipal do Rio de Janeiro com a Orquestra Petrobras Sinfônica e também nos Estados Unidos com turnê denominada Viva Brasil, com Yo Yo Ma, que gerou um EP, disponível no I Tunes.


Serviço:
Duo Assad - O Clássico Violão Popular Brasileiro.
Dia 25 de abril às 21 horas
Auditório salvador de Ferrante – Guairinha
Classificação: livre
Ingressos: R$ 50,00. Taxa administrativa: R$ 6,00




Está notícia foi publicada no Centro Cultural Teatro Guaíra http://www.teatroguaira.pr.gov.br

Endereço desta notícia:
http://www.teatroguaira.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=1493