• Locação
  • Parceiros
  • Vídeo Institucional

Destaques

Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná terá regência do maestro John Neschling

Apresentação será no dia 21 de outubro (domingo), a partir das 10h30, no Guairão

O concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) do dia 21 de outubro (domingo), terá a regência do maestro John Neschling e a participação da pianista Sylvia Tereza, ambos cariocas. O espetáculo começa às 10h30, no Guairão.
OSP
John Neschling é hoje um dos grandes nomes da regência, convidado para atuar com orquestras do mundo todo. Dedica-se especialmente à ópera e gravou, em Palermo, na Itália, uma Traviata de Verdi, com a soprano Daniela Dessì e o tenor Fabio Armiliato; no Teatro Colón, de Buenos Aires, regeu Don Giovanni, de Mozart, e, na Arena de Verona, La Bohème, de Puccini.

A apresentação começa com Passacaglia para um novo milênio, de Edino Krieger. Essa obra foi escrita para a OSESP e estreou em 1999, sob a regência do maestro Roberto Minczuk. Opõe-se às características clássicas da forma por ser escrita em linguagem pré-clássica, com elementos rítmicos e melódicos tipicamente brasileiros. Vários temas populares são vivenciados; entre eles, a Marcha Rancho, a Valsa e o Frevo.

Em seguida será apresentada a Rapsódia sobre um tema de Paganini, Op. 43, de Sergei Rachmaninoff, com solo da pianista Sylvia Tereza. Depois de quatro concertos para piano e orquestra, a Rapsódia sobre um tema de Paganini foi a sua última grande obra para essa formação.

Para encerrar, a Sinfonia nº 5 em Ré Menor, Op. 47, de Dmitri Shostakovitch. Escrita em apenas três meses, estreou em 21 de novembro de 1937 na cidade de Leningrado; é uma obra composta em quatro movimentos.

Sobre a solista – Sylvia Tereza nasceu no Rio de Janeiro e tem se apresentado como solista, recitalista e camerista na França, Portugal, Alemanha, Suíça, Sérvia, Rússia, Dinamarca, Estados Unidos, Israel, Espanha, Japão e em todo o Brasil. Vencedora de 12 primeiros prêmios em concursos de piano, entre eles o Concurso Latino-Americano Gina Bachauer e o Concurso Nelson Freire. Apaixonada pelo ensino, há alguns anos vem se envolvendo em trabalhos pedagógico-sociais nas comunidades carentes de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Sergipe.

Serviço
Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná
Regência: Maestro John Neschling
Solista: Sylvia Tereza – piano
21 de outubro (domingo), às 10h30
Guairão – Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Rua Conselheiro Laurindo, s/nº – Centro – Curitiba).
Classificação: 7 anos
Ingressos: R$10. Meia-entrada conforme prevista em lei. 50% de desconto não cumulativo para associados do Cartão Teatro Guaíra.
Informações: (41) 3304 7982 | www.facebook.com/TeatroGuaira

Fonte: CCTG

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.