• Locação
  • Parceiros
  • Vídeo Institucional

Destaques

Concerto especial da Orquestra Sinfônica do Paraná traz solistas internacionais

A compositora e pianista russo-americana Lera Auerbach e a solista alemã Carolina Eyck se apresentam pela primeira vez no Brasil

Carolina EyckO concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná de Dia das Mães, sob regência do maestro Osvaldo Ferreira, será no dia 13 de maio (domingo), às 10h30, no Guairão, e conta com a presença da compositora e pianista americana Lera Auerbach e da solista alemã Carolina Eyck. Ambas se apresentam pela primeira vez no Brasil.

Lera será solista da obra “Concerto para piano Nº 20, K 466, em Re menor”, de Wolfgang Amadeus Mozart. São de sua autoria as outras duas peças que compõem o repertório: “Sogno di Stabat Mater” e a “Sinfonia nº 1 - Chimera”, que será executada por Carolina Eyck em seu theremin.

O grande destaque deste concerto é a presença de Lera Auerbach. “Destaco o fato dessa jovem ter grande talento, tanto como compositora quanto como pianista, o que é algo raro hoje em dia. Não é qualquer músico que consegue ter sucesso ao mesmo tempo em duas áreas da música”, comenta o maestro Osvaldo Ferreira.

O concerto conta também com mais três solistas: Maria Ester Moreira Brandrão Watanabe, no violino, Marcelo Lemos da Silva, na viola, e Lina Assumi Abe, no vibrafone, todos são integrantes da Orquestra Sinfônica do Paraná.

Repertório

A “Sinfonia n º 1, Chimera”, de Lera Auerbach, que será apresentada pela Orquestra Sinfônica do Paraná, foi encomendada e estreada pela Düsseldorf Symphony Orchestra. Nesta obra é utilizado o instrumento theremin, tocado por Carolina Eyck, solista alemã, uma das mais famosas do mundo, que estudou com Lydia Kavina, sobrinha do inventor do aparelho, o físico russo, Lev Sergeivitch Termen.

O theremin é considerado o primeiro instrumento eletrônico criado no século 20 e único que não precisa de contato físico para tocar, usa somente os movimentos das mãos no ar.

Solistas
Lera Auerbach - Compositora e pianista russo-americana é uma das mais jovens integrantes na editora internacional de Hamburgo, Hans Sikorski. Sua música explora uma grande variedade de formas e gêneros, da ópera à música de câmara. Também como escritora já publicou três volumes de poesia e prosa e escreve seus próprios libretos. Seu balé “A Pequena Sereia”, encomendado pela Hamburg Balé e pelo Royal Ballet da Dinamarca, foi apresentado mais de cem vezes em todo o mundo desde sua estreia em Copenhague, no ano de 2005, e acaba de estrear nos Estados Unidos com o San Francisco Balé.

Carolina Eyck - estreou como solista aos 14 anos na Filarmônica de Berlim e um ano depois no Konzerthaus, em Berlim. Além do theremin, toca também violino e viola. Apresentou várias obras, inclusive composições próprias, com diferentes elencos. Em 2006 ganhou a Competição de Composição Internacional da Radiofonia de Berlim-Brandenburgo. No mesmo ano publicou o primeiro livro didático para o theremin, “The Art of Playing the Theremin”, e desde então dá workshops e aulas no mundo todo. Em Curitiba, além da apresentação com a Orquestra Sinfônica do Paraná, ela também realiza um workshop no Instituto Goethe, dia 10 (quinta-feira), a partir das 18 horas.

Ensaios – estão acontecendo no Guairão, das 9 às 12 horas.

Serviço
Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná – Homenagem ao Dia das Mães.
Dia 13 de maio, às 10h30.
Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão (Rua XV de Novembro, s/n, Centro, Curitiba).
Ingressos: R$ 10,00. Desconto de 50% para portadores do Cartão Teatro Guaíra.
Classificação: 7 anos.

Fonte: CCTG

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.