• Locação
  • Parceiros
  • Vídeo Institucional

Destaques

Ex-aluno da Escola de Dança Teatro Guaíra cria prêmio para incentivar jovens bailarinos

O bailarino Daniel Camargo, ex-aluno da Escola de Dança Teatro Guaíra e atual solista do Dutch National Ballet, criou um prêmio para incentivar e inspirar jovens dançarinos. A premiação no valor de R$10 mil será distribuída no 37º Festival de Dança de Joinville, que acontece entre 16 e 27 de julho. O vencedor será o escolhido pelos jurados como destaque da categoria júnior (13 a 15 anos).


O jovem conta que sempre quis, de alguma forma, ajudar a incentivar a cultura brasileira. A partir de sua vivência na Escola de Dança Teatro Guaíra, ele passou a participar do Festival de Joinville, um dos maiores do país. “Achei que essa seria a plataforma ideal. É um incentivo para os jovens brasileiros verem um futuro na dança, assim como eu. Quis fazer a minha parte”.


Daniel Camargo iniciou seus estudos na Escola Municipal de Bailado de Ourinhos e, aos 10 anos, veio para a Escola de Dança Teatro Guaíra. Integrante do grupo Juvenil do Guaíra e, na sequência, do Projeto Pré-Profissional da Escola de Dança Teatro Guaíra, ele participou dos mais diversos festivais de dança do Brasil.


Em 2003 e 2005, participou com a EDTG do Festival Internacional YAGP, em New York, onde foi agraciado com diversas bolsas de estudo, entre elas para a John Cranko Schule, em Stuttgart, na Alemanha, onde completou seus estudos. Daniel é bailarino principal do Dutch National Ballet, de Amsterdam, desde 2016.


A diretora-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Mônica Rischbieter, afirma o projeto pedagógico da EDTG tem dois pilares fundamentais: a formação artística e a formação cidadã “Queremos formar cidadãos melhores, que vejam na arte uma forma de construir um mundo melhor. Histórias como a de Daniel - que não esqueceu de sua passagem pela nossa escola e deseja retribuir de alguma forma as oportunidades que teve – mostram que estamos no caminho certo”, finaliza.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.