• Locação
  • Ingresso
  • Parceiros
  • Vídeo Institucional

Notícias

Nota - Prevenção de Incêndios

A fim de garantir a segurança do público, o Centro Cultural Teatro Guaíra possui o Plano de Segurança Contra Incêndio e Pânico, aprovado junto ao Corpo de Bombeiros do Paraná em maio de 2017. O documento foi elaborado por uma empresa de engenharia especializada na prevenção de incêndios e tem as seguintes medidas: brigada profissional, extintores, iluminação, saídas e sinalização de emergência. 
Um grupo de profissionais técnicos do teatro realizou o curso de brigadista e trabalha em escala para estar presente em todos os espetáculos apresentados no CCTG. Eles são responsáveis, por exemplo, por guiar o público até as rotas de saídas de emergência em caso de acidentes. Os integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) também passam por esse tipo de treinamento.
Além disso, os auditórios do CCTG foram reformados em 2015 e os tecidos das poltronas, cortinas e carpete seguem a legislação vigente e têm material antichamas. Os auditórios também possuem cortinas corta-fogo no palco. 
O engenheiro Rubens Meister, autor do projeto do Teatro Guaíra, escreveu em 1994 que “tomou-se especial cuidado com a segurança das pessoas que frequentariam e trabalhariam no teatro”. Segundo ele, “as partes da arquitetura que preveem um rápido e seguro escoamento do público continuam atuais”. Nesse documento, ele realizou um cálculo matemático e concluiu que é possível evacuar o auditório Salvador de Ferrante, o Guairinha, em cerca de um minuto, por exemplo. Por isso, ainda segundo Meister, “as saídas existentes no auditório do teatro Salvador de Ferrante permitem escoamento rápido e seguro. Não há necessidade de portas adicionais”.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.