• Locação
  • Ingresso
  • Parceiros
  • Vídeo Institucional

Destaques

7 curiosidades sobre a ópera João e Maria

Os preparativos para a Ópera João e Maria já começaram aqui no Teatro Guaíra. Nos dias 31/08, às 20h30, 01/09, às 20h30 e 02/09, às 18h30, a Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) apresentará a montagem original em alemão da ópera. A direção musical é do maestro Stefan Geiger e a concepção e direção cênica, de Walter Neiva.

Enquanto a estreia não chega, você pode ir entrando no clima com essas curiosidades sobre essa obra de tanto sucesso há mais de 120 anos.

Um conto natalino

A ópera João e Maria estreou no dia 23 de dezembro de 1893 em Weimar, Alemanha. Até hoje ela é encenada na Europa como uma ópera natalina para as crianças.


A Ópera surgiu a pedidos da irmã do compositor

A ópera foi composta por Engelbert Humperdinck, baseada em quatro canções sobre o conto de fadas encomendadas à ele pela sua irmã, Adelheid Wette. Wette pediu para o irmão escrever as canções para uma peça que seus filhos interpretariam nas festas da família. Humperdinck gostou tanto do resultado que transformou as canções em uma ópera completa, convidando sua irmã para escrever o libreto.

 


A temporada de estreia foi conduzida por Richard Strauss

A primeira temporada da peça foi conduzida por Richard Strauss, era amigo e mentor de Humperdinck. Em seu primeiro ano de vida, a ópera foi apresentada em dezenas de teatros alemães.


Uma história mais leve

No conto de fadas original, a mãe e o pai de João e Maria abandonam os irmãos à própria sorte na floresta. Na ópera, Humperdinck e Wette optaram por uma versão em que a mãe os manda colher morangos na floresta. As crianças se perdem e espíritos bons, como o Homem da Areia, a Fada do Orvalho, anjos e duendes, os protegem até que seus pais, muito preocupados, os encontrem.

 

Ou nem tão leve assim

No conto de fadas, a Bruxa morre quando Maria a empurra no forno da casa. Na ópera, com a bruxa morta, todas as crianças que já haviam sido capturadas por ela voltam à vida. A bruxa é transformada em pão de gengibre e devorada pelas crianças, João, Maria e seus pais.

 

Ópera na Rádio

Foi a primeira ópera a ser transmitida na rádio na íntegra e ao vivo. Primeiro pelo Royal Opera House, em 1923, e oito anos depois pelo MET NY.


Ópera em formato vídeo game

Sabia que existe até vídeo game da ópera João e Maria? É comum que a obra seja usada na formação das jovens plateias. Existem jogos online e várias atividades interativas para ajudar as crianças – e adultos, por que não? – a entenderem melhor o universo do teatro e da ópera. Ficou curioso? Dá uma olhada neste link: http://bit.ly/GameOpera (em inglês).

 

Serviço

Ópera João e Maria
Dias 31/08 e 01/09, às 20h30
Dia 02/09, às 18h30
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Classificação indicativa: 07 anos

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.