• Locação
  • Ingresso
  • Parceiros
  • Vídeo Institucional

Destaques

Orquestra Sinfônica do Paraná se apresenta em São José dos Pinhais

Sob a regência do maestro convidado Alexandre Brasolim, a Orquestra Sinfônica do Paraná se apresentou nesta quarta-feira (3) para duas escolas da rede municipal de ensino na Usina da Música, mais conhecida como Usina do Conhecimento, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba.

Alunos e professores lotaram a Usina da Música, nesta que foi a primeira visita Orquestra Sinfônica do Paraná à cidade. Para Imar Augusto, secretário de Cultura do município, este era um momento bastante aguardado.  "A oportunidade de apresentar música clássica à comunidade de São José dos Pinhais e, principalmente, às crianças é valiosa para enriquecê-los de conhecimento e cultura. A população precisa de eventos culturais para adquirir senso de cidadania."

Na plateia cerca de 300 pessoas, a maior parte alunos das escolas municipais  Almir Ferraz e  Professora Cleonice Braga Fonseca. Clarice Arnold Pesch, professora de artes, destaca a importância de levar a OSP até as crianças. "Os alunos da rede pública de ensino precisam deste estímulo e desta chance de conhecer música clássica ao vivo. Nós levamos a eles estas apresentações por meio de vídeos, mas assim a experiência deles é muito mais rica."

Vitor Leonardo Gonçalves da Silva, 9 anos, estava na expectativa para ver de perto dois instrumentos da orquestra. "Quero ser violinista, mas estou curioso para conhecer a harpa, pois minha mãe me disse que o violino é muito caro e agora estou interessado em estudar harpa". 

No começo dos concertos didáticos, o maestro Brasolim mostra os instrumentos e durante esta parte da apresentação o que chama mais a atenção dos alunos são os graves, como o contrabaixo e o oboé. Dara Luana Perez de Souza, 11 anos, se encantou com o contrabaixo. "Eu conheço música clássica há pouco tempo, mas agora passei a gostar mais, adorei o contrabaixo, Na verdade gostei de todos os instrumentos tocando juntos".

Para a professora Jéssica Miranda este contato direto com a música é muito importante. "Não sabemos quando eles terão outra chance de assistir a um concerto como este. O contato que eles têm pela televisão ou por outros meios não é o suficiente e não se compara a estar aqui bem perto dos músicos".

O próximo concerto da OSP será nesta quinta-feira (4), às 20h, no mesmo local, a Usina da Música. A apresentação é gratuita. A iniciativa é uma parceria do Centro Cultural Teatro Guaíra e a Prefeitura de São José dos Pinhais. O espaço tem capacidade para 230 pessoas, mas segundo a organização do evento, foram distribuídos 300 ingressos à comunidade. 

No programa, Uma Pequena Serenata Noturna, de Mozart, O Messias, de Georg Friedrich Haendel; O Senhor Bruschino: Abertura, de Gioachino Rossini; Abertura em ré, do Padre José Maurício Nunes Garcia; 1º Movimento da Sinfonia nº1, de Ludwig van Beethoven; Intermezzo Sinfônico, de Pietro Mascagni; Concerto para oboé e cordas em mi bemol maior (oboé solo: Paulo Barreto), de Vicenzo Bellini; Jesus, Alegria dos Homens, de Johann Sebastian Bach. Cada apresentação tem 50 minutos.

As apresentações fazem parte do Projeto Dança e Música Teatro Guaíra para Todos, desenvolvido pelo Centro Cultural Teatro Guaíra e pela Secretaria de Estado da Cultura; patrocínio Huhtamaki e Elejor; apoio Prefeitura de São José dos Pinhais.

Serviço
Projeto Dança e Música Teatro Guaíra para Todos

Orquestra Sinfônica do Paraná
Concerto em São José dos Pinhais
Usina da Música
Dias 4 às 20h
Entrada gratuita

Usina da Música
Rua Veríssimo Marques, 299 – Centro

Arquivo anexado:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.