• Locação
  • Parceiros
  • Vídeo Institucional

Destaques

Balé Teatro Guaíra vai estrear nova versão de “Romeu e Julieta” em Toledo

Balé Teatro Guaíra leva Romeu e Julieta para Toledo

A apresentação do espetáculo será no dia 9 de agosto às 21 horas, no encerramento do “1º Festival de Dança de Toledo, no Teatro Municipal. “Descentralizar a arte levando montagens de balé, concertos da Orquestra Sinfônica do Paraná e outras manifestações culturais para diversas cidades é a nossa meta. Ficamos muito honrados com o convite de Toledo e felizes em poder apresentar o espetáculo Romeu e Julieta que está muito lindo”, diz Monica Rischbieter, Diretora Presidente do Teatro Guaíra.

O coreógrafo Luiz Fernando Bongiovanni, responsável pela montagem estreada em 2008 com Balé Teatro Guaíra, esteve em Curitiba no inicio de julho trabalhando com os bailarinos, cortando algumas cenas e alterando cenários para que a Companhia possa viajar com o espetáculo e apresentar em qualquer espaço. Em agosto, de 27 a 30 “Romeu e Julieta” será apresentado no Guairão, com participação da Orquestra Sinfônica do Paraná, sob a regência Luis Gustavo Petri.

Para Luiz Fernando Bongiovani levar o espetáculo Romeu e Julieta para cidades do interior do Paraná é muito importante. “Como o Balé Teatro Guaíra é uma Companhia pública, custeada com dinheiro público, acho linda essa proposta, porque esta é a tarefa de uma instituição governamental, fazer a arte chegar aos lugares mais distantes. Esse tipo de ação faz parte de uma política de educação, nesse sentido, arte, cultura e edução trabalham muito juntas e o Teatro Guaíra descentraliza o trabalho”, diz o coreógrafo.

“Romeu e Julieta” corografado por Luiz Fernando Bongiovanni, com música do compositor russo Sergei Prokofiev, estreou em 2008 e tinha quase duas horas de duração, agora com a nova versão tem apenas uma hora. “Ficou mais curto, mais compacto sem perder a essência”, diz Bongiovanni. Mas preparar o espetáculo para ser apresentado em qualquer espaço não foi tarefa fácil e exigiu muito tempo e dedicação de todos os envolvidos. O coreógrafo conta que desde a criação da obra para o Balé Teatro Guaíra havia o desejo de apresentar em outras cidades e para isso o cenário, criado por Cleverson Cavalheiro, foi feito de forma modulada, mesmo assim era muito grande. Agora foram tirados alguns pedaços maiores, deixando mais leve e prático e pode ser transportado com mais facilidade.

O coreógrafo explica que o grande desafio nessa alteração do espetáculo foi no corte de cenas e da partitura, já que a Orquestra Sinfônica do Paraná vai acompanhar as apresentações que serão realizadas de 27 a 30 de agosto, no Guairão, sob a regência Luis Gustavo Petri. O maestro também veio a Curitiba especialmente para acompanhar de perto a nova montagem. Mas as reduções na partitura escrita por Prokofiev, começaram bem antes, com reuniões em São Paulo entre o maestro e Bongiovanni, que discutiram todas as pontuações coreográficas e musicais. “Para fazer essa redução, sofremos muito porque algumas partes não queríamos cortar, mas era preciso”, conta o coreógrafo.

Serviço:

Romeu e Julieta com o Balé Teatro Guaíra
Dia 09 de agosto às 20 horas
Toledo - “1º Festival de Dança”
Local: Teatro Municipal (Avenida Parigot de Souza esquina com Santos Dumont, 2626 - Vila Industrial)
Entrada franca

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.