• Locação
  • Parceiros
  • Vídeo Institucional

Notícias

Clássico de Nelson Rodrigues chega ao Guairinha

Com direção de Edson Bueno, a peça “O Beijo no Asfalto”, de Nelson Rodrigues, cumpre temporada de 25 a 28 deste mês de setembro no Auditório Salvador de Ferrante, o Guairinha. Escrito em 1961, este texto é um clássico do autor, “dono de uma observação aguda das motivações humanas”, que se “dedicou a usar o teatro para refletir impiedosamente sobre elas”, como analisa o diretor.


Dramatizando o amor e a morte, Nelson Rodrigues é um dos maiores dramaturgos brasileiros. “Nelson Rodrigues elevou o teatro brasileiro à categoria de clássico e de arte maior. Ninguém tem a menor dúvida de que o moderno teatro brasileiro nasceu no ano de 1943, quando, sob a direção de Ziembinski, estreou “Vestido de Noiva”, texto revolucionário de Nelson. Nada nos palcos brasileiros chegou a um nível tão profundo de observação da natureza humana e da construção dramatúrgica”, diz Bueno.

Nelson pensou o homem, o brasileiro comum, como nenhum outro dramaturgo. Aliou seu profundo conhecimento da natureza humana frágil, passional, desesperada e impotente à experiência invulgar de repórter policial.

Neste texto, Arandir, homem puro e simples, recém-casado com uma suburbana (Selminha) tão simples quanto ele, comete um ato de originalidade atroz. Assiste a um atropelamento e ao aproximar-se da vítima (um homem), esta lhe pede um beijo. Num impulso de grande humanidade ele oferece um beijo ao agonizante. Tal cena é testemunhada por um repórter policial sem escrúpulos, que transforma a história num grande e escandaloso acontecimento de proporções sexuais e passionais.

Em “O Beijo no Asfalto”, com uma precisão cirúrgica na construção da trama e dos diálogos, Nelson escreve uma das obras mais emblemáticas da grande literatura dramática brasileira. Um drama humano sem precedentes e que surpreende o espectador a cada cena. Uma mistura de psicologia, romance policial, melodrama escancarado e realismo cruel, “O Beijo no Asfalto”, em sua reflexão e denúncia permanece vivo e importante.

Com sonoplastia de Chico Nogueira e cenários de Gelson Amaral, “O Beijo...” tem elenco formado por Jeff Bastos, Lilian Marchiori, Edson Bueno, Robysom Souza, Ricardo Westphalen, Adriana Sottomaior e Eliane Campelli.

As informações são de responsabilidade da produção do evento.


Serviço:

Peça “O Beijo no Asfalto”, de Nelson Rodrigues

Auditório Salvador de Ferrante – Guairinha

De 25 a 28 de setembro (quinta, sexta e sábado às 21h e domingo às 20h)

Ingressos: R$ 60,00 + R$ 6,00 (taxa de administração)


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.