• Locação
  • Parceiros
  • Vídeo Institucional

Destaques

Letícia Guimarães apresenta textos de Raul Cruz

A diretora Letícia Guimarães apresenta dois textos de Raul Cruz na próxima terça-feira (dia 16), no Miniauditório do Teatro Guaíra, como parte do ciclo Teatro Paranaense em Três Atos – história, leituras dramáticas, depoimento. Promovido mensalmente pelo Centro Cultural Teatro Guaíra para debater e divulgar as artes cênicas produzidas no Paraná, o ciclo traz a leitura de “Foz” e “Grato Maria Bueno”, além de promover debate sobre as obras em questão.

Nascido em Paranaguá, Raul Cruz (1957-1993) também é conhecido nas artes plásticas, por obras em pintura, desenho e gravura; e, no teatro, como ator, diretor, figurinos e textos. Parte de sua obra está na exposição “Cena Raul Cruz”, em cartaz, neste momento, no Centro Cultural do Sistema Fiep, onde permanece até o dia 19 de outubro.

Letícia Guimarães dirige a Companhia do Abração, espaço de arte e cultura dedicado ao teatro infantil onde funciona também uma escola de teatro para todas as idades. Criada em 2001, a Cia. do Abração desenvolve pesquisa de teatro e dança contemporânea, promove teatro amador e profissional e oferece ao público uma biblioteca com cerca de 2 mil livros, uma videoteca com registro de seus espetáculos e filmes de curta, média e longa metragem de artistas locais e nacionais.

O ciclo de leituras dramáticas acontece uma vez por mês com obras de autores paranaenses e direção de diretores premiados no Gralha Azul nos últimos dez anos. Até agora foram apresentados trabalhos de Eddy Franciosi, Manoel Carlos Karam, Edson Bueno, Paulo Biscaia, Mario Bortolotto e Glauco Flores de Sá Brito, que dá nome ao Miniauditório. Logo depois da leitura é gravado depoimento dos participantes, com mediação do ator Chico Nogueira, para integrar a memória do teatro paranaense.

Para o dia 14 outubro está agendado o texto “Trecentina”, de Enéas Lour, com direção de Cleide Piasecki. E para 9 de dezembro, texto de Laerte Ortega a ser escolhido pelo diretor Roberto Inocente. A entrada no Auditório Glauco Flores de Sá Brito é gratuita em todos os eventos do ciclo, realizados sempre às 19h30. Alunos de teatro que comparecerem a 75% das leituras receberão certificado de Extensão Universitária emitido pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP).


Serviço:
Ciclo “Teatro Paranaense em Três Atos – história, leituras dramáticas, depoimento
Auditório Glauco Flores de Sá Brito – Miniauditório
Dia 16 de setembro (terça-feira) às 19h30
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.