• Locação
  • Parceiros
  • Vídeo Institucional

Destaques

Festival de bonecos anima duas semanas em Curitiba

A francesa Cia. Gignol de Lyon abre, no dia 15 de setembro (segunda-feira), o 1º Bonecos em Curitiba, festival que tem apoio do Centro Cultural Teatro Guaíra e reúne outros 25 grupos brasileiros dedicados ao teatro de bonecos. Durante duas semanas, haverá espetáculos diários no Teatro José Maria Santos, no hall da Biblioteca Pública do Paraná e no Teatro de Bonecos Dr. Botica.

A promoção é da Associação Paranaense de Teatro de Bonecos, que pretende realizá-la a cada dois anos. "Le pot de confiture" é a peça a ser apresentada pela companhia francesa. Apesar de conter falas em francês, os produtores farão uma breve explicação antes do espetáculo e garantem ser de fácil compreensão.

Veja, abaixo, a programação total dos 15 dias do festival 1º Bonecos em Curitiba.

Dia 15/09 – 2ª feira – Abertura

15h - "Le pot de confiture" – Cia Gignol de Lyon (França)
Hall da Biblioteca Pública do Paraná
Guignol é um servente que está prestes a ser demitido pelo sr. Cassandre, pai do Octave. Infelizmente para o Octave, Guignol foi indicado pela sua vizinha, a charmosa Emilie, e se esta souber que seu servente preferido corre o risco de perder o seu emprego, não vai mais casar com Octave, mesmo ele sendo tão apaixonado por ela. Octave há de achar uma solução para agradar a todos, mas o brincalhão Guignol não vai tornar essa tarefa fácil!

Dia 16/09 – 3ª feira

15h - "A Cigarra e a Formiga" – Cia Ti Biri Bão Teatro de Bonecos
Hall da Biblioteca Pública do Paraná
Livre adaptação da fábula de Esopo contada há milênios. Cada um dos seres vivem alegremente na natureza: a formiga, a lagarta, o grilo, o vaga-lume, a abelha, a borboleta e a cigarra. Quando chega o inverno, a cigarra pede abrigo a formiga, que nega. A moral da história é questionada por um dos atores, que resolve mudar o destino da cigarra mostrando o seu real valor na natureza.


Dia 17/09 – 4ª feira

15h - "Zac e a Máquina do Tempo" – Cia Sérgio Dal´giorno
Teatro de Bonecos Dr. Botica
Zac é um garoto irrequieto e inteligente. Um dia ele entra no laboratório do Professor, que acaba de criar a máquina do tempo. Zac liga a máquina por engano e acaba indo para várias épocas no tempo, passando pelo descobrimento da América, pela pré-história e pelo futuro.

Dia 17/09 – 4ª feira

20h - "Teatro que História É Essa?” - Cia Teatro Filhos da Lua
Teatro José Maria Santos
Espetáculo sobre a história e a paixão humana pelo teatro. Por meio dos personagens Aristides e Brunholo, moradores de rua, a dramaturgia cria um contraponto entre a fantasia e o rigor cotidiano. Essa ambiguidade, representada pelo conflito entre o mundo simbólico, onírico e reflexivo da arte do teatro em contato com a realidade das ruas, faz com que os personagens aprofundem suas relações pessoais e coletivas.

Dia 18/09 – 5ª feira

15h - "O Sumiço das Flores" – Cia Substrato Cênico
Teatro de Bonecos Dr. Botica
História do cavalo Pocotó e seu amor e cuidado pelo lindo campo de flores que atravessa quando vai pro trabalho. Um dia, ele se depara com o campo vazio! O que será que aconteceu? Nesta brincadeira, nosso personagem e o público tentam desvendar o mistério e descobrir o responsável.

Dia 18/09 – 5ª feira

20h – "Baé" – Grupo Mundaréu
Teatro José Maria Santos
O espetáculo apresenta cinco contos: “Baé”, o pescador, que sai pelo mundo contando a vida; “O Sapo e seu rio”, poesia e teatro de sombra tratando das relações do homem com a natureza; “A Velha Fiá”, canção popular que narra a luta do poder e do tempo; “Os Três Fios de Ouro do Cabelo do Gigante”, que conta as batalhas de um menino em busca da felicidade e do amor; e “A Florista”, canção de amor entre uma florista e seu pretendente.

Dia 19/09 – 6ª feira

15h - "O Saci e a Pipa" – Cia Bicho Carpinteiro
Teatro de Bonecos Dr. Botica
O espetáculo infantil conta as aventuras do Saci, uma criatura travessa e muito brincalhona que se diverte com animais e pessoas, mas acaba criando muitas confusões com uma pipa. Tudo converge para o resgate de um dos mitos do folclore nacional e do brinquedo tradicional e artesanal.

Dia 19/09 – 6ª feira

20h – "Z – As imagens são palavras que sumiram" – Luciane Figueiredo
Teatro José Maria Santos
A história acontece em um momento inventado, antes da palavra falada. Sem palavras, conta as aventuras de uma menina que cria um menino a partir do seu desejo e de um coração. E as desventuras de um menino em suas batalhas.

Dia 20/09 – Sábado

16h – "Ludicamente" – Grupo Merengue
Teatro José Maria Santos
Num clima circense, a partir de uma sugestão que teria sido deixada numa carta, “Ludicamente” fala da possibilidade que cada um tem de fazer seu próprio circo, acertando e errando como no circo da vida. Uma atriz com seus bonecos, sombras e formas animadas procura atingir o objetivo com poesia e humor.

Dia 20/09 – Sábado

19h às 20h– "A Sala de Banho" – Trágica Cia de Arte
Hall do Teatro José Maria Santos
Em sua "Sala de Banho" a personagem "A Bonita", figura elegante e misteriosa, compartilha com o espectador seus pequenos prazeres. Espetáculo de lambe-lambe com duração de quatro minutos para um espectador por sessão.

20h – "O Cirandeiro" – Cia Almazém de Teatro de Bonecos
Teatro José Maria Santos
Espetáculo de bonecos destinado a crianças de todas as idades. Cantar, brincar de roda, de roda cotia, cirandar...Um ator e seu violão, apoiado em situações desenvolvidas ludicamente através do teatro de animação, criam situações inesperadas e às vezes inusitadas, que deleitam grandes e pequenos.

Dia 21/09 – Domingo
11h - "Na Fazenda das Meias" – Anima Teatro de Bonecos
Teatro José Maria Santos
O espetáculo traz uma divertida história apresentada com bonecos feitos de meias e materiais recicláveis, num cenário poético. A história enfatiza o valor da amizade e das brincadeiras infantis, leva a criança a uma identificação com seu universo e a redescoberta do seu cotidiano.

Dia 21/09 – Domingo

16h - "Tempo de se cuidar" – Cia Sonora
Teatro José Maria Santos
O texto conta a história de dois personagens: Gengibre e Pimenta, irmãos clows, catadores de materiais recicláveis, que no seu cotidiano seco, pesado e sofrido, não deixam de ter desejos, sonhos, coragem e imaginação. E é com esta imaginação que eles criam com o teatro de bonecos um mundo fictício e lírico: o fundo do mar.

Dia 21/09 – Domingo

19h às 20h - "A Sala de Banho" – Trágica Cia de Arte
Hall do Teatro José Maria Santos

20h - "Irmãos Zulus" – Cia Karagozwk
Teatro José Maria Santos
Malandela pede ao seu pai para seguir a trilha de seus irmãos que tinham partido há
muitas luas em busca de fortuna. Depois de muito procurar, Malandela os encontra, e
juntos, continuaram a jornada. No caminho encontram um reino muito estranho. Um
feitiço havia transformado todos os habitantes em pedras. O velho ancião conta que
toda a vida do reino poderia ser salva caso os Irmãos Zulus realizassem três tarefas.

Dia 23/09 – 3ª feira

15h - "Teodoro Araújo e Ofélia Florinda" – Beto Hinça Teatro de Marionetes
Hall da Biblioteca Pública do Paraná
“Teodoro Araújo e Ofélia Florinda” é um espetáculo de animação destinado ao público de todas as idades. Conta a história de Araújo e Ofélia em três fases da vida. Na infância os protagonistas brincam e se divertem. Na adolescência, descobrem a paixão que nutrem um pelo outro, mas Ofélia parte para bem longe com a família. Reencontram-se já na velhice e a antiga paixão renasce.

Dia 24/09 – 4ª feira

15h - "O Pescador de Histórias" – Élcio Di Trento Produções Artísticas
Teatro de Bonecos Dr. Botica
O espetáculo narra a aventura de um pescador que sai para pescar histórias num mar de pessoas. Um boneco em sua canoa sai para pescar, canta e conta sobre a aventura que vai viver. Ao lançar sua rede imaginária, é engolido pelo mar de histórias. Ator canta "A Canoa Virou" e encontra muitas coisas: uma receita de bolinho, um livro, uma caixa e o próprio pescador com um objeto estranho que, depois de um tempo, a plateia percebe que é um espelho. Olhando-se no espelho, pescador, boneco e ator descobrem que também são histórias.

Dia 24/09 – 4ª feira

20h - "O Senhor dos Temporais" – GT Auto Peças
Teatro José Maria Santos
Próspero, mágico herdeiro de uma longa linhagem de artistas circences, era dono de um circo em Montevideu. Traído por seu amigo e sócio Alonso Calderón, acaba perdendo a posse do circo e é mandado embora. Sua partida se dá em meio a um grande temporal. Consigo, leva apenas alguns poucos pertences e sua filha Miranda, de 2 anos. Passados muito tempo, Prospero já se restabeleceu e é proprietário de um pequeno circo itinerante no qual sua filha, agora com 16 anos, é a atração principal como equilibrista.

Dia 25/09 – 5ª feira

15h - "Antenor e o Boizinho Voador" – Cia Lumare Teatro de Bonecos
Teatro de Bonecos Dr. Botica
O espetáculo conta a aventura do pequeno Antenor que parte em busca do sonho de voar com seu amigo, o boizinho Surubim, conquistando espaços e estrelas, enfrentando perigos e encontrando personagens deste mundo fantástico, como o macaco Caxinguelê e a ave Advinha.

Dia 25/09 – 5ª feira

20h - "O Rato" – Pivete Cia de Arte
Teatro José Maria Santos
A história acontece em um casarão conhecido na cidade de Curitiba. Uma família se reúne para um aniversário informal. Um bebê curioso está nesta casa... Um chocolate, uma porta aberta e um rato...

Dia 26/09 – 6ª feira

15h - "A Lenda das Amendoeiras em Flor" – Evaldo Barros
Teatro de Bonecos Dr. Botica
Espetáculo onde o ator lê uma das mais belas lendas de Portugal e depois apresenta a lenda usando bonecos, máscaras e adereços. Conta a história de uma princesa que, ao ficar prisioneira de guerra dos mouros que invadiram o sul de Portugal, acaba por se apaixonar pelo rei mouro. Mas a saudade das Terras do Norte e da neve faz com que a princesa fique doente e só mesmo um poeta seria capaz de descobrir o remédio para tal nostalgia.

Dia 26/09 – 6ª feira

20h - "Entre Janelas" – Tato Criação Cênica
Teatro José Maria Santos
Um menino e seu melhor amigo, um cachorro chamado Pitu! Uma amizade feita de brincadeiras no quintal e muito corre-corre. Um dia o menino ganha um presente incrível: um computador. Na janela do notebook ele abre várias outras janelas e pode ir a qualquer lugar sem sair do quarto. Agora sua brincadeira é ali: à frente daquela janelinha de luz. Do lado de fora, Pitu espera por um momento de brincadeira, mas seu companheiro não tem mais tempo para ele, está muito impressionado com seu novo amigo tecnológico...

Dia 27/09 – Sábado

16h - "O Patinho Feio" – Cia Cláudio Miller
Teatro José Maria Santos
O Patinho Feio narra a história de uma pequena ave cuja feiúra causa desprezo entre os animais no lugar onde nasceu. Um dos contos clássicos mais difundidos e admirados da literatura universal, com uma trama que seduz e encanta. E nos remete à solidariedade e respeito às diferenças.

Dia 27/09 – Sábado

19h às 20h - "A Sala de Banho" – Trágica Cia de Arte
Hall do Teatro José Maria Santos

20h - "Música Maestro" – Cia Kobachuk
Teatro José Maria Santos
“Música Maestro” é um espetáculo apresentado com marionetes de grande requinte e envolve adultos e crianças. Diferentes formas musicais desfilam no espetáculo. É um convite a todas as pessoas para uma viagem pelo universo da música brasileira e universal, com muito ritmo, animação e encantamento.

Dia 28/09 – Domingo

11h - "Chapeuzinho Vermelho" – Cia dos Ventos
Teatro José Maria Santos
Era uma vez uma menina chamada Chapeuzinho Vermelho. Um dia sua mãe lhe pede para levar uma cestinha com biscoitos e manteiga para sua vovózinha que está doente, mas que ela tome muito cuidado pelo caminho pois o lobo mau está por perto.

Dia 28/09 – Domingo

16h - "A Menina e o Lampião" – Cia Teatro Filhos da Lua
Teatro José Maria Santos
“A Menina e o Lampião” narra a difícil e divertida missão dada a dois atores: fazer a menina Mirandolina esquecer seus medos e dormir. Para vencer essa parada, eles contam com a ajuda preciosa de um velho lampião, que, por ter passado a vida escutando fábulas contadas sob a sua luz, tornou-se também um excelente contador e cantador de histórias.

Dia 28/09 – Domingo

19h às 20h - "A Sala de Banho" – Trágica Cia de Arte
Hall do Teatro José Maria Santos

20h – "Traquinagens" – Cia7Art
Teatro José Maria Santos
Na abertura de uma caixa e exploração do seu interior, o “pequeno clown” exercita a sua curiosidade e sua criatividade a partir dos materiais que vai retirando da caixa. Exploração de musicalidade e ritmos, com brincadeiras hilariantes. Com os sons, ruídos e reações engraçadas, as crianças torcem, orientam a personagem e superam os seus medos.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.