• Locação
  • Parceiros
  • Vídeo Institucional

Destaques

Guilherme Mannis rege concerto para crianças

Dia 14 de setembro é dia de festa e muita música no Guairão com mais um concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná voltado ao público infanto-juvenil, às 10h30. Desta vez, além da presença do palhaço Sarrafo, tem a participação de dezenas de cantores mirins do Coral Curumim, Coral Bate Papo e Vocal Laço e Cadarço.

O programa do concerto é composto por obras de quatro compositores: Johann Sebastian Bach (“Tocata e Fuga em Ré Menor”); Amilcare Ponchielli (“Dança das Horas” da ópera La Gioconda”); Paul Dukas (“O Aprendiz de Feiticeiro”) e Ernani Aguiar (“O Menino Maluquinho – Cantata).

“Ideias simples para conceitos refinados: assim pode ser caracterizado o concerto para as crianças idealizado pela Orquestra Sinfônica do Paraná”, explica o maestro Guilherme Mannis, que vai reger o espetáculo. “Duas temáticas concebidas para o público infantil com grande sofisticação são abordadas: a produção do filme 'Fantasia', de Walt Disney, em que grandes obras da música ocidental são apresentadas ao público infantil com ilustrações ou animações, e a fábula 'O Menino Maluquinho', de Ziraldo, uma das histórias de maior sucesso da literatura brasileira infanto-juvenil”, comenta.

Fantasia (1940), o terceiro longa-metragem dos Estúdios Disney, foi uma película experimental. O espectador tem contato com composições executados pela Orquestra da Filadélfia, sob a regência do maestro Leopold Stokowski. Na concepção de Disney, as obras ganham incríveis animações, capazes de dar asas à imaginação. Mais do que uma simples proposta artística, o filme possui importante caráter didático, com explicações anteriores a cada obra.

O “Menino Maluquinho”, escrito em 1980 pelo cartunista e escritor mineiro Ziraldo, é uma das peças de maior sucesso editorial da literatura brasileira. Conta a história de um menino, seu dia-a-dia, suas travessuras, conquistas e dificuldades. Recebeu diversas releituras de outras manifestações artísticas, como o teatro e o cinema. Na música, o texto recebeu uma bela versão musical do compositor e maestro mineiro Ernani Aguiar, que o transformou, em 1989, em ópera infantil e cantata, para versão de concerto.

Maestro – Guilherme Mannis é diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica de Sergipe desde 2006. Seu projeto de inserção da sinfônica no cenário artístico nacional se destaca pela gravação das Suítes para Orquestra de Câmara e Bachianas Brasileiras nº 3, de Villa-Lobos. Os corais infantis são regidos por Joyce Todeschini.


Serviço:

Concerto Para Crianças – Orquestra Sinfônica do Paraná
Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão
Dia 14 de setembro às 10h30
Regência: maestro Guilherme Mannis
Participação: Palhaço Sarrafo (Felipe Ternes)
Coral Curumim, Coral Bate Papo e Vocal Laço e Cadarço (regência: Joyce Todeschini).
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia)
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.