• Locação
  • Parceiros
  • Vídeo Institucional

Notícias

Franciosi é o autor do mês no Ciclo de Leituras Dramáticas

“O Julgamento de Joana” é a peça escolhida pelo diretor George Sada para a leitura dramática programada para esta terça-feira, às 19h30, no Miniauditório do Teatro Guaíra. A leitura faz parte do ciclo Teatro Paranaense em três Atos - história, leituras dramáticas, depoimentos, criado para incentivar e divulgar a dramaturgia do Estado. O ciclo acontece uma vez por mês.

A peça “O Julgamento de Joana” foi escrita pelo dramaturgo e jornalista Eddy Franciosi (1930-1990), gaúcho que desenvolveu toda a carreira em Curitiba. Escreveu e dirigiu um grande número de peças de teatro, foi diretor do Teatro de Adultos do Sesi, trabalhou em jornais e revistas e coordenou promoções culturais.

O ciclo de leituras dramáticas pretende transformar o Miniauditório num espaço de reflexão e estudo sobre o teatro paranaense. Até agora, foi apresentada a peça “Duas criaturas gritando no palco”, de Manoel Carlos Karam, e poemas de Glauco Fores de Sá Brito, homem de teatro e TV que dá nome ao auditório. Logo após as leituras, o ator Chico Nogueira coordena debates e depoimentos sobre o autor em questão.

Já estão programadas leituras para o dia 10 de junho, “Anatomia Humana Segundo Vico e Campanella”, de Edson Bueno, com direção de Paulo Biscaia; para 22 de julho, “Morgue Story”, de Paulo Biscaia Filho com direção de Edson Bueno; para 19 de agosto, texto de Mario Bortoloto com direção de Maurício Vogue; dia 16 de setembro, o texto “Foz”, de Raul Cruz, com direção de Letícia Guimarães. Para o dia 14 outubro está agendado um texto a ser definido pelo diretor Márcio Abreu; para 8 de novembro está prevista leitura de “Trecentina”, de Enéas Lour com direção de Ana Rosa Tezza; e para 9 de dezembro, texto de Laerte Ortega a ser escolhido pelo diretor Roberto Inocente.

A entrada no Auditório Glauco Flores de Sá Brito é gratuita em todos os eventos do ciclo, realizados sempre às 19h30. Alunos de teatro que comparecerem a 75% das leituras receberão certificado de Extensão Universitária emitido pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP).
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.