• Locação
  • Parceiros
  • Vídeo Institucional

Destaques

Maestro Fabio Mechetti rege a Orquestra Sinfônica do Paraná

   Também integra o programa “Prelúdio - Dança dos aprendizes e procissão de “Os Mestres - Cantores de Nuremberger”, de Richard Wagner e “Sinfonia nº 7 em re menor”, de Antonín Dvorák. O concerto será em comemoração a Semana da Cultura Paz realizada pelo projeto ConPaz aprovado no ano passado pela Assembleia Legislativa, com objetivo de movimentar atividades comunitárias, parlamentares e governamentais pela paz.

Maestro - Fabio Mechetti é um dos mais importantes e premiados regentes brasileiros. Ele divide seu trabalho e grande experiência entre o Brasil e Estados Unidos. Atualmente é o diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica de Jacksonville, e ocupa os mesmos cargos na Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, desde a sua criação em 2008 .

Solista - Tatiana Figueiredo (soprano) é paulista, graduada em Música e pós-graduada em Performance do Canto Lírico pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Premiada em diversos concursos entre eles o “VII Concorso International di Canto em Biella (2008); Concurso Internacional de canto em San Gemini (2008); Melhor intérprete de ópera em 2011 no Concurso Bidu Sayão ( Brasil) e também o primeiro e segundo prêmios na Mostra Maranhense de Canto Lírico (Maracanto), como melhor intérprete de ópera.


Programa do concerto
Abre o concerto o prelúdio da ópera Die Meistersinger von Nürenberg - “Os Mestres-Cantores de Nüremberg”, de Richard Wagner, compositor alemão que este ano completaria 200 anos de nascimento e 130 de sua morte. A peça conta a história de uma associação de poetas e músicos amadores durante a metade do século XVI.

“Les Illuminations Op. 18 (As Iluminações)” é a segunda peça do concerto, ciclo de canções escrito por Benjamin Britten, baseada no poema Illuminations do poeta francês Arthur Rimbaud. O compositor inglês que completaria em novembro 100 anos demostrou seu talento muito jovem, aos 14 anos já tinha composto dez sonatas para piano e seis quartetos de cordas, um oratório e um poema orquestral intitulado Chaos and Cosmos (o Caos e o Cosmos). Mas foi na voz humana que encontrou uma fonte especial de inspiração, que resultou em inúmeras composições incluindo óperas como Peter Grimes (1944-1945) e Morte em Veneza (1973); ciclos de canções, como a Serenata para tenor, trompa e cordas (1943); obra coral “War Requiem” (1961).


A “Sinfonia no. 7 em Ré Menor - Op. 70”, de Antonín Dvorák, encerra o concerto. A peça é também conhecida como "A Grande Sinfonia em ré menor" e foi escrita entre dezembro de 1884 e março de 1885. O compositor tcheco do período romântico usou como inspiração para suas composições muitos elementos folclóricos.

Serviço:
Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná
15 de setembro às 10h30
Regência: maestro Fabio Mechetti
Solista: Tatiana Figueiredo (soprano)
Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto - Guairão
Ingressos: R$ 20,00. Doação de 1 quilo de alimento não perecível para o Provopar Estadual.

















Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.