• Locação
  • Ingresso
  • Parceiros
  • Vídeo Institucional

Projetos 2014

Dança – Experiência Urbana

Projetos 2014 Dando seguimento ao projeto Dança – Experiência Urbana, em 2014 o BTG dedica-se à criação de novas coreografias com a proposta de apresentações não só na cidade de Curitiba, como também no interior do Paraná e outras diversas cidades do território brasileiro.


Mostra Paranaense de Dança

A Mostra Paranaense de Dança é um festival composto por mostras seletivas regionais, produzido pela Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra. Na edição 2014 o BTG fará a abertura nas cidades de Ponta Grossa, Apucarama, Francisco Beltrão, União da Vitória e Curitiba.

foto: Sérgio Vieira
foto: Sérgio Vieira

Fomento

Em 2014 o Balé Teatro Guaíra participou de importantes festivais de dança
  • Festival “O Boticário na Dança” (RJ) com Sagração da Primavera
  • Bienal de Florianópolis (SC) com Sagração da Primavera
  • Paralelo 16º

Projeto Diálogos

A proposta do projeto é uma vivência artística entre os bailarinos do BTG e artistas convidados. Um período de quatro semanas de estudos, prático e teórico, composto de workshop, discussões e elaboração de experimentos criativos. Ao término desse período será aberta à comunidade uma discussão com temáticas centradas na vertente: Dramaturgia do Corpo e mostra dos experimentos criativos
Convidado desta edição do Projeto Diálogos: Jorge Garcia.

Balé Teatro Guaíra e Cias

Projeto concebido em 2014 por Cintia Napoli, diretora da Cia, produzido pela ABABTG e co-produzido pelo Centro Cultural Teatro Guaíra e Secretaria de Estado da Cultura.
Com a realização deste projeto, o Balé Teatro Guaíra marca a comemoração dos seus 45 anos de história com um grande encontro entre cias públicas. O BTG dividiu o palco com outras 6 (seis) companhias de dança, todas sob gestão pública - Balé da Cidade de São Paulo (SP), Cia da Cidade de Niterói (RJ), Balé Teatro Castro Alves (BA), Cia de Dança do Palácio das Artes (BH), Corpo de Dança do Amazonas (AM) e G2 Cia de Dança (PR), que assim como o Balé Guaíra, fazem parte da história da dança no Brasil. A importância deste projeto foi trazer a tona a discussão da dança no domínio da gestão pública e a aproximação de profissionais desta linguagem artística, que de certa forma, se encontram distantes mesmo compartilhando grande afinidade no desempenho de suas funções. Para além do grande encontro realizado em Curitiba, o BTG dividiu a noite com cada Cia em sua cidade de origem. Em novembro de 2014, como fechamento do projeto, passaram por Curitiba 150 bailarinos, ensaiadores, diretores de Cias públicas, curadores de importantes festivais de dança, críticos especializados e o coordenador de dança da Funarte, Fabiano Carneiro. Foram 4 (quatro) dias de convívio e realização de várias ações, como workshops, palestras, performances, mesas redondas, entrevistas, aulas compartilhadas entre cias, uma troca intensa de experiências entre os artistas, gestores e apreciadores da dança. Este projeto promoveu um importante intercâmbio entre artistas da área, atuou de forma relevante na formação e sensibilização de plateia, assimilação das impressões do público local e contribuiu na formação da cena contemporânea sócio artística brasileira.
Recomendar esta página via e-mail: