• Locação
  • Ingresso
  • Parceiros
  • Vídeo Institucional

II Concurso Nacional de Composição Música Hoje



Edital

II Concurso Nacional de Composição Música Hoje

O Centro Cultural Teatro Guaíra, em parceria com a Universidade Federal do Paraná e a Bienal Música Hoje, torna público o Edital do II Concurso Nacional de Composição Música Hoje, dedicado a fomentar a produção de música sinfônica nova no Brasil.

  1. Do objeto

O presente edital tem como objeto a segunda edição do concurso nacional de composição para a Orquestra Sinfônica do Paraná. As obras finalistas serão executadas pela Orquestra Sinfônica do Paraná durante a II Bienal Música Hoje, no dia 25 de Agosto de 2013; a obra vencedora entrará na Temporada 2014 da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP).

  1. Dos candidatos

Estão habilitados a participar do II Concurso Nacional de Composição Música Hoje compositores brasileiros, natos ou radicados, residentes no Brasil ou no exterior, sem limitação de idade. É vedada a participação a compositores diretamente envolvidos na organização da II Bienal Música Hoje.

  1. Das obras

As obras inscritas para o II Concurso Nacional de Composição Música Hoje não precisam ser inéditas, porém não podem ter sido publicadas, premiadas, ou gravadas profissionalmente até a data de finalização do concurso (registros de concerto para arquivo pessoal não qualificam como gravação profissional). Ademais, as obras devem ter sido compostas há, no máximo, cinco (5) anos; portanto, quaisquer registros ou referências às obras, anteriores a 14 de fevereiro de 2008, resultarão na desclassificação imediata da referida obra.

a. Formação

As obras deverão ser escritas para Orquestra Sinfônica do Paraná, com a seguinte formação máxima:

2 Flautas (2ª alterna com Piccolo, opcional)

2 Oboés (2º alterna com Corne Inglês, opcional)

2 Clarinetas (2ª alterna com Clarone, opcional)

2 Fagotes (2º alterna com Contrafagote, opcional)


4 Trompas

2 Trompetes

2 Trombones

1 Trombone Baixo

1 Tuba


4 Tímpanos

Percussão (2 Percussionistas)

5 granite blocks

3 temple blocks

6 Tom-toms

2 caixas claras

3 pratos suspensos

1 par de pratos Wagnerianos

1 glockenspiel

1 xilofone

3 triângulos

1 tam-tam

1 gongo

1 matraca

1 chicote

1 bumbo sinfônico

1 Harpa

Celesta ou Piano

Cordas

b. Duração

As composições deverão ter entre 10 e 15 minutos de duração.

4. Da seleção

A seleção da obra vencedora ocorrerá em duas etapas:

a. Etapa Preliminar:

A Comissão Julgadora, indicada pela direção da II Bienal Música Hoje, selecionará dentre as obras enviadas no máximo três (3) composições para serem executadas na Etapa Final durante a II Bienal Música Hoje. A Comissão Julgadora se reserva o direito de aprovar um número menor que o estabelecido, podendo inclusive optar por não aprovar obra alguma, se julgar que as obras concorrentes não têm mérito técnico e artístico condizente com o Concurso.


b. Etapa Final

As obras selecionadas para a Etapa Final serão apresentadas em concerto com caráter de leitura pública pela Orquestra Sinfônica do Paraná, sob regência de Márcio Steuernagel, no dia 25 de Agosto de 2013 às 10h30, no Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto do Centro Cultural Teatro Guaíra, como parte integrante do concerto de encerramento da II Bienal Música Hoje, com presença de Banca Julgadora. O concerto será aberto ao público, que terá direito a voto para seleção da obra vencedora. A obra vencedora será anunciada ao final do concerto.

A Banca Julgadora, apontada pela direção da II Bienal Música Hoje com integrantes diferentes dos da Comissão Julgadora, reserva-se o direito de abster-se da premiação, caso a maioria absoluta de seus integrantes, incluindo o voto representado pelo público, considerar que nenhuma das obras finalistas tem mérito artístico e técnico condizente com o Concurso.



5. Dos critérios de seleção e premiação

a. Qualidade musical da obra;

b. Viabilidade de execução em quatro ensaios.

6. Da premiação

A obra vencedora será executada em concerto oficial da Temporada 2014 da Orquestra Sinfônica do Paraná, recebendo o compositor o montante de R$ 5000,00 com os descontos previstos em lei, concedidos pelo Centro Cultural Teatro Guaíra, a título de premiação, bem como edição de partitura e partes pela Editora UFPR, a partir de edição eletrônica providenciada pelo compositor em prazo estabelecido pela Editora.

  1. Do cronograma


1ª Etapa

15 de Abril a 26 de Julho de 2013

Envio de inscrições e grades das obras.

2 de Agosto de 2013

Anúncio das obras selecionadas para a 2a Etapa

2ª Etapa

2 de Agosto a 12 de Agosto de 2013

Envio de documentação e partes orquestrais das obras finalistas.

25 de Agosto de 2013

Concerto com obras finalistas e votação do público.

Anúncio da obra vencedora do II Concurso Nacional de Composição Música Hoje.


8. Das inscrições

As inscrições deverão obrigatoriamente ser enviadas pelo correio através de SEDEX (não poderá constar no remetente, nome e endereço que possibilitem identificação do proponente), tendo como destinatário:

II CONCURSO NACIONAL DE COMPOSIÇÃO MÚSICA HOJE

Centro Cultural Teatro Guaíra – Orquestra Sinfônica do Paraná

Rua Amintas de Barros, s/nº 
CEP
80060-200 - Curitiba - Paraná - Brasil

As inscrições serão encerradas no dia 26 de Julho de 2013, sendo desconsideradas as inscrições feitas após a data de encerramento. O comprovante de envio por Sedex documentando a entrega da obra à administração da Orquestra Sinfônica do Paraná, servirá de comprovante da inscrição, valendo a data de postagem para fins de prazo de inscrição. O CCTG, a UFPR e a Bienal Música Hoje não se responsabilizam por projetos extraviados, não entregues no endereço ou fora de prazo determinados neste Edital.

Os proponentes deverão apresentar sua proposta em um só volume contendo dois envelopes, sobrescritos apenas com o pseudônimo do proponente e o título da obra proposta, contendo:

a. um deles, folha informando pseudônimo, nome do proponente e título da obra proposta, acompanhada de ficha de inscrição integralmente preenchida, declaração de liberação de direitos autorais, e demais ítens de documentação especificados abaixo.

b. o outro, três cópias impressas de partitura digitalizada em computador, identificadas, exclusivamente, com o título da obra e pseudônimo, e informando a minutagem e o ano de composição.

9. Da documentação

a. cópia legível do RG e CPF.

b. dados bancários do próprio premiado, em conta da qual ele seja titular, e que não seja de poupança;

c. currículo curto (10 a 15 linhas) com fotografia

d. ficha de inscrição integralmente preenchida (em anexo)

e. declaração de liberação de direitos autorais assinada (em anexo)

10. Contato

Centro Cultural Teatro Guaíra – Orquestra Sinfônica do Paraná

Rua Amintas de Barros, s/nº 
CEP
80060-200 - Curitiba - Paraná – Brasil

http://www.teatroguaira.pr.gov.br orquestra@cctg.pr.gov.br (41) 3304-7993 e (41) 3304-7983


Casos omissos serão julgados pela comissão organizadora que é, em conjunto com a Comissão e Banca Julgadora, soberana, não cabendo recurso às suas decisões.



Osvaldo Ferreira

Márcio Steuernagel


Curitiba, 14 de Fevereiro de 2013

Ficha de Inscrição

II Concurso Nacional de Composição Música Hoje


Pseudônimo: ______________________________________________________________

Nome do proponente:_________________________________________________________

Endereço:_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

E-mail: ________________________________Telefone: ___________ Celular: __________

Título da obra:_______________________________________________Duração: ________

Breve comentário sobre a obra: ________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Declaração de liberação de Direitos Autorais

II Concurso Nacional de Composição Música Hoje






DECLARO por meio desta a liberação dos direitos autorais pela execução, gravação sonora e filmagem da obra inédita de minha autoria, inscrita no II Concurso Nacional de Composição Música Hoje, para execução durante a II Bienal Música Hoje e na Temporada 2014 da Orquestra Sinfônica do Paraná, bem como a difusão não comercial da referida gravação e filmagem. Declaro ainda a cessão dos direitos sobre a obra para o Centro Cultural Teatro Guaíra pelo prazo de 05 (cinco) anos, e a cessão dos direitos de publicação para a Editora UFPR, pelo prazo de 05 (cinco) anos, contando a partir do anúncio do resultado do referido concurso, no caso de a obra ser premiada, prazo após o qual os direitos autorais voltarão automaticamente para seu titular de origem. Comprometo me, ademais, a enviar para a Editora UFPR a edição eletrônica da versão final de partes e partituras até a data máxima de 14 de Fevereiro de 2014, sob pena de, falhando a fazê-lo, perder o direito à edição da partitura pela Editora.









Assinatura do declarante









, de de

Local, dia, mês e ano



Recomendar esta página via e-mail: