• Locação
  • Ingresso
  • Parceiros
  • Vídeo Institucional

Escola de Dança - Projetos 2013

ESTRUTURA DE FUNCIONAMENTO DA ESCOLA DE DANÇA TEATRO GUAÍRA (EDTG) PARA 2013
A EDTG traz nova proposta de funcionamento de seus cursos, mantendo sua característica principal de escola de excelência no cenário da dança, promovendo mudanças sempre que necessárias para o acompanhamento do processo de evolução do pensamento na contemporaneidade. A proposta atual é dinamizar a formação do bailarino, revitalizar o grupo artístico da Escola, ampliar a formação técnica - profissional, flexibilizar o sistema funcional da EDTG e oferecer para a comunidade mais possibilidades de participação.

NOVO CURSO TÉCNICO EM DANÇA – semestral
Reformulado para 2013, o curso tem duração de um ano e meio, e profissionaliza em nível médio; é ofertado concomitante ou posterior ao ensino médio. Agora atende também alunos com conhecimento de outras danças, com pré-requisito de conhecimento básico na técnica clássica de dança. Segue as novas indicações do Ministério da Educação, desenvolvendo, além das atividades práticas e teóricas ligadas à criação e execução da dança, outras especificidades da área de arte, como assistente de palco, contrarregra, direção de espetáculo, produção, maquiagem, cenário, iluminação.

CURSO DE FORMAÇÃO – anual
Visa efetivar a formação de excelência do profissional bailarino, priorizando a qualidade técnica e artística, e articulando as áreas de conhecimento que garantam um processo eficiente na preparação para atuação cênica. Em sua nova concepção, terá cinco anos de formação com um ano de aperfeiçoamento. Atenderá alunos a partir de nove anos, que já tenham conhecimento básico de dança clássica.

CURSOS LIVRES – semestrais com terminalidade
Cursos infantis - Voltados ao desenvolvimento psicomotor e criativo dos alunos, transmitindo, de forma lúdica, noções rítmicas, corporais e artísticas. Atende meninos e meninas de seis a sete anos de idade.
Cursos juvenis - Voltados à introdução dos elementos técnicos da dança, considerando as condições físicas apresentadas por cada aluno, visa vivenciar essa arte explorando o movimento e o seu relacionamento com o espaço pessoal e social. Atende meninos e meninas de oito a 11 anos.

ATIVIDADES LIVRES – semestrais com terminalidade
Oficinas - Com objetivos diferenciados, podem ter enfoque prático ou teórico, de acordo com o interesse de aperfeiçoamento, conhecimento, vivências e aprofundamento. Pretendem oferecer à comunidade propostas de diferentes configurações artísticas que possam estabelecer contato com as outras áreas de arte. Terão duração de 20 ou 30 horas semestrais. Para o primeiro semestre de 2013, serão abertas oficinas de dança clássica e dança contemporânea em nível intermediário e adiantado; história da dança; anatomia de cinesiologia aplicada à dança; maquiagem, figurino e adereço; cenário, iluminação e sonoplastia; entre outros.

GRUPO DE PERFORMANCE ARTÍSTICA
Em comemoração aos 30 anos do Projeto Pré-Profissional e 19 anos do Grupo Juvenil do Guaíra, a Escola implanta para 2013 nova proposta para esses grupos, que passam a se chamar: Companhia Jovem Teatro Guaíra, grupo amador com o objetivo de oferecer experiência artística aos alunos da EDTG. Busca potencializar talentos jovens e divulgar arte e dança, levando cultura e lazer à sociedade. Além de atender alunos egressos e matriculados no Curso de Formação da EDTG, poderá abrir vagas para outros candidatos.

TESTE DE INGRESSO
O ingresso nos cursos da Escola ocorre por meio de testes classificatórios e/ou seletivos. As inscrições são feitas em junho e novembro. Mais informações com a secretaria da EDTG (Rua Dario Lopes dos Santos, 1899 – Curitiba/PR. Contato: (41) 3262 4146 | escola@cctg.pr.gov.br | www.teatroguaira.pr.gov.br.)
Recomendar esta página via e-mail: