• Locação
  • Ingresso
  • Parceiros
  • Vídeo Institucional

Maestro Osvaldo Ferreira

   É o diretor musical e regente titular da Orquestra Sinfônica do Paraná, diretor da fase erudita da Oficina de Música de Curitiba e programador musical do evento Algarve, em Portugal.

Ocupou funções de diretor artístico da Orquestra do Algarve, diretor artístico do Festival Internacional de Música do Algarve, diretor e administrador do Teatro Municipal do Faro, além de ser fundador e Diretor Musical da Orquestra da Póvoa de Varzim com a qual gravou vários CDs com obras de autores portugueses. Desde 2003 também o Diretor de Orquestra do Festival Internacional de Viana do Castelo, produzido pelo Fairbanks Arts Center Music Festival de S. Diego.

Osvaldo Ferreira é o maestro português com maior número de estreias, encomendas e gravações de obras de autores portugueses contemporâneos. A sua carreira de regente contabiliza hoje, mais de seiscentos concertos orquestrais e cerca de 20 óperas. A criatividade da sua programação tem sido objeto de elogio por parte da crítica especializada.

Maestro convidado regular em Portugal, Rússia, União Européia, Brasil, África do Sul e EUA, gravou para a RTP, RDP e Editora Numérica. A lista de músicos com quem já colaborou inclui muitos dos mais importantes compositores e solistas internacionais.

Realizou Mestrado em direção de orquestra em Chicago e pós-graduação no Conservatório de São Petersburgo, na classe de Ilya Mussin. Laureado em 1999 no Concurso Sergei Prokofiev, na Rússia. Recebeu o “Fellowship” do Aspen Music Festival nos EUA, onde freqüentou a American Conductors Academy e conquistou o prêmio “Academy Conductor” em 2001. Foi assistente de Claudio Abbado em Salzburgo. Estudou ainda com Jorma Panula e David Zinman e foi bolsista do Ministério da Cultura de Portugal e da Fundação Calouste Gulbenkian.
Recomendar esta página via e-mail: