Paulo Gonçalves

Paulo Gonçalves é paulista, de Mogi das Cruzes. Começou a estudar violino com professores amadores na comunidade religiosa que frequenta aos 9 anos. Aos quatorze para quinze anos, em março de 2003, ingressou na antiga ULM (atual Emesp) na classe do professor Laércio Diniz. 

Terminando o curso de Violino na ULM, passou a fazer aulas particulares com Igor Sarudiansky (OSESP) e sucessivamente com Emmanuele Baldini (Spalla/OSESP), Claudio Micheletti (Spalla OER/OSUSP) e Andrea Campos (Chefe de naipe OSM). 

Em 2004, com um ano de violino pela ULM, ingressou em sua primeira orquestra jovem, a Tom  Jobim (Jazzinha). Em 2006 na Sinfônica Heliópolis e na Filarmônica de São Caetano do Sul, onde  tocou até 2014 (ano em que a orquestra foi extinta pela prefeitura) e foi Spalla de 2011 a  2014. Em 2007, ingressou na Bachiana Jovem e em 2008 na Jovem de Guarulhos (concertino) e na  orquestra de cordas Laetare. Em 2009 participou da Orquestra Experimental de Repertório (OER) e em  2010 da Sinfônica de Santo André (OSSA) onde colaborou como chefe de naipe e como Spalla. Foi concertino titular de 2017 a 2019, ano em que ingressou na Orquestra Municipal de Jundiaí e, neste mesmo ano, em dezembro, ingressou na Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) onde integra o naipe de primeiros violinos. 

Fez o curso de prática de orquestra da Academia da OSUSP de 2014 a 2016. Colaborou como músico convidado das orquestras Sinfônica da USP, Orquestra Sinfônica  municipal de São Paulo (OSM), Jazz Sinfônica, Filarmônica de Minas Gerais (Gravação da 5° e 6° de Mahler) e Orquestra Prelúdio da TV Cultura. 

Em 2016 solou a Sinfonia Concertante de W.A Mozart com a OSSA. Participou de masterclass com Gidon Kremmer, Julian Rachlin, Cláudio Cruz, Elisa Fukuda entre outros. 

Trabalhou com os maestros Zubin Mehta, Joahaness Schlaefli, Nicolás Pasquet, Stefan Geiger, Fábio Mechetti, Roberto Minczuk, Roberto Tibiriçá, Abel Rocha, Carlos Moreno, dentre outros.

Instagram: @paulogoncalvesviolino

Facebook: https://www.facebook.com/paulo.goncalves.56