A Música e os Bebês 28/04/2021 - 17:26

Queridos pais, mães e responsáveis,

Começamos um novo projeto aqui no OSP para Crianças: o OSP para Bebês. Queremos ajudar a trazer a música para o dia a dia dos membros mais pequeninos da família, com playlists e vídeos animados para estimular o bebê ou para ajudá-lo a relaxar. 

Segundo a pesquisadora Beatriz Ilari, da Universidade Federal do Paraná, as redes neurais do ser humano começam a se formar antes mesmo do primeiro ano de vida. "São elas que permitem a associação de ideias e o desenvolvimento de pensamentos abstratos que constituem as bases da inteligência, imaginação e criatividade" (Ilari, 2003).

O estímulo sensorial nesta fase é muito importante para a estruturação dessas redes. A música pode ser de grande ajuda. 

É sempre importante lembrar que a nossa proposta é a de sugerir. Cada criança é única e cada bebê também. Uma música que pode acalmar a maioria dos bebês pode deixar outro agitado. Um vídeo que é adorado por algumas crianças pode fazer com que outras peguem no sono. 

No OSP para Bebês você vai encontrar dois tipos de conteúdo:

 

Conteúdo audiovisual

Preparamos alguns vídeos com animações coloridas que prometem encantar os bebês. Clássicos como a Canção de Ninar de Brahms ou a música do Aquário, de Camille Saint-Saens. Os vídeos são curtos e podem tanto estimular as crianças para a hora da brincadeira ou ajudá-las a relaxar antes da hora do banho ou da hora de dormir.

Todos os vídeos estarão disponíveis em nossas redes sociais e também na nova área do portal OSP para Crianças chamada "OSP para Bebês". Você pode acessar esta parte do site no link: http://www.teatroguaira.pr.gov.br/OSP-para-Criancas/Pagina/OSP-para-Bebes 

 

Playlists

Nossos musicistas com crianças em casa selecionaram algumas músicas orquestrais e de câmara que os seus pequenos adoram. Reunimos as sugestões em playlists em nosso perfil no Spotify. Você pode adicionar nossas playlists e ouvi-las quando quiser, onde quiser. Acesse: https://open.spotify.com/user/tvcfk3csajldfsdcahqxwlwvg?si=83320eff05644edb 

Nós acreditamos que a música encanta e que podemos transmitir amor e cuidado ao ouvir uma música com nossos bebês. Esperamos que este projeto possa trazer ótimos momentos e belas memórias para a sua família.

Acompanhe as novidades do OSP para Bebês clicando na imagem: