Orquestra tem público virtual de 134 mil pessoas no primeiro semestre de 2021 22/07/2021 - 10:00

A Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) alcancou público de 134 mil pessoas no primeiro semestre de 2021 quando somadas as audiências de todas as redes sociais da instituição. Com a pandemia de COVID, a OSP fortaleceu sua presença nas redes sociais e registrou 54 mil impressões no Instagram somente no mês de julho. Além disso, no total, foram 83,3 mil pessoas no Facebook e 22 mil no Instagram, além de 29 mil visualizações no YouTube. A orquestra publicou 161 conteúdos on-line. Entre os destaques, há os concertos virtuais de Stravinsky e Schubert e o projeto OSP para Crianças. 

 

Temporada Virtual 2021 da OSP

 

Concertos virtuais

A temporada virtual 2021 da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) começou com a exibição do concerto A História do Soldado, de Stravinsky, em janeiro. O concerto foi gravado no palco do Guairão seguindo os protocolos de segurança elaborados por uma equipe de profissionais de saúde e infectologistas.

Os músicos da OSP também fizeram um concerto em março, a quinta sinfonia de Schubert, considerada uma das obras mais alegres do compositor. A escolha pela obra foi do maestro Stefan Geiger e o vídeo foi lançado em colaboração com o Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná. Esta obra representa os desejos de esperança da orquestra para a recuperação do mundo após a pandemia.

 

Veja aqui o concerto virtual de Schubert

 

 

Café com Bach

No primeiro semestre, os cinco episódios da primeira temporada de Café com Bach foram ao ar nas redes do Teatro Guaíra. Ao todo serão 15 episódios gravados com músicos e bailarinos dos dois corpos artísticos do Teatro Guaíra. As obras apresentadas são as Invenções a Duas Vozes, de Johann-Sebastian Bach. O alcance total do projeto Café com Bach chegou a 17 mil pessoas em todas as plataformas onde os vídeos foram disponibilizados.

 

Masterclass com a OSP

Entre junho e julho, os músicos da OSP realizaram oficinas gratuitas e abertas ao público que contaram com a participação de 292 pessoas, entre alunos-ouvintes e ativos, e 321 inscritos. O evento foi iniciativa dos músicos da Orquestra e contou com a participação de instrumentistas de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, clarineta, oboé, fagote, trompa, trompete, trombone e percussão. Para aqueles que não puderam participar, as aulas foram gravadas e estão disponíveis no canal do YouTube da Orquestra Sinfônica do Paraná.

 

OSP para Crianças

O projeto OSP para Crianças está em sua segunda temporada em 2021 e alcançou público de 21,9 mil usuários nas redes sociais entre fevereiro e junho, com conteúdos quinzenais. O projeto é um portal de conteúdo infantil, dentro do site da própria orquestra, para crianças até 12 anos. Dividido em quatro áreas, o portal conta com vídeos, jogos, áudios e histórias para o público mais jovem. A novidade de 2021 foi o OSP para Bebês, que traz pequenas animações musicais para os membros mais novos da família. Todos os materiais podem ser acessados por crianças e adultos de qualquer idade. Cada conteúdo vem acompanhado de classificação etária indicativa, que serve como orientação para os pais e responsáveis sobre qual faixa etária terá o melhor aproveitamento de cada tipo de material.

OSP para Crianças

 

 

Podcast da OSP

Em comemoração aos 36 anos da Orquestra Sinfônica do Paraná foi lançado o Podcast da OSP. O projeto conta com a apresentação de Analaura de Souza Pinto (pianista da OSP) e Sebastião Interlandi Jr. (flautista da OSP), dupla premiada pelo programa Sarabanda, da TV Educativa do Paraná, que chegou a ser exibido também no Estado de São Paulo. Disponível nas plataformas SoundCloud, Spotify, Deezer, Apple Podcasts e nas redes sociais da Orquestra, o Podcast da OSP entrevista personagens marcantes do cenário cultural paranaense. No primeiro episódio, lançado no dia do aniversário da OSP, a convidada foi Eleni Betes, fundadora-mãe da Orquestra. No próximo episódio, com estreia marcada para o dia 30/07, os convidados são o maestro Emanuel Martinez e a cantora lírica Denise Sartori. Esse time de especialistas fala sobre o cenário da ópera em Curitiba e no Estado do Paraná.

 

GALERIA DE IMAGENS