Orquestra Sinfônica do Paraná celebra 35 anos 28/05/2020 - 16:00

Hoje a Orquestra Sinfônica do Paraná comemora 35 anos de música. Em um ano atípico para o mundo, a Orquestra teve que se adaptar para celebrar seu aniversário. Acostumada a se apresentar no Teatro Guaíra, em 2020 a festa da OSP é nas redes sociais.

O tradicional “Parabéns Pra Você” foi feito por vídeo em uma produção virtual com os músicos, maestro Stefan Geiger e participação especial da Paideia Escola de Música, Vocal Curitibôcas e Papo Coral Infantojuvenil.

A diretora do Centro Cultural Teatro Guaíra, Monica Rischbieter, explica que a comemoração do aniversário da OSP é sempre um momento especial para a cultura do Paraná. “Sempre fazemos um concerto marcante, é uma data para lembrarmos de todas as pessoas importantes na história da orquestra. A gente vê esse momento como uma homenagem a todos que fizeram parte dessa trajetória”. Em 2020, a programação seria um cine-concerto com a trilha de Encouraçado Potemkin, mas teve de ser suspensa em função da pandemia do coronavírus. “Por isso resolvemos fazer esse parabéns virtual, para estarmos perto do público e celebrar a arte do estado”, finaliza.

O vídeo de celebração foi feito com a colaboração do Governo do Estado do Paraná, o Centro Cultural Teatro Guaíra, Palco Paraná, Orquestra Sinfônica do Paraná, Paideia Escola de Música, Estúdio Trilhas Urbanas, S Z AudioVisual e o Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná.

 

 

 

A OSP

Fundada em 1985, a Orquestra Sinfônica do Paraná é a primeira e maior orquestra pública mantida pelo Governo do Estado. Com sede no Centro Cultural Teatro Guaíra, faz múltiplas apresentações todos os meses a preços acessíveis.

Teve como um de seus fundadores e primeiro maestro-titular o compositor Alceo Bocchino. Nascido em Curitiba, o maestro Bocchino foi aluno de Villa-Lobos e um dos compositores brasileiros mais relevantes no cenário orquestral no Brasil no final do Século XX.

Em 35 anos de história, a Orquestra já tocou com mais de 50 maestros, recebeu um público de mais de meio milhão de pessoas e produziu grandes óperas como Aída (1994), de Giuseppe Verdi; Carmen, de Bizet; e João e Maria (2018), de Engelbert Humperdinck.

Além do repertório clássico de orquestra, a OSP já tocou ao lado de grandes estrelas nacionais, como Bibi Ferreira, e locais, como a Banda Blindagem. Desde 2012 traz também os filmes-concertos, apresentações de filmes mudos com a trilha sonora tocada ao vivo pela orquestra. Ao todo, a orquestra possui quase 1.000 obras catalogadas em seu arquivo musical, entre compositores brasileiros, internacionais e paranaenses.

 

 

 

Este filme é uma colaboração entre o Governo do Estado do Paraná, Secretaria da Comunicação Social e da Cultura, Centro Cultural Teatro Guaíra, PalcoParaná, Orquestra Sinfônica do Paraná, Paideia Escola de Música, Estúdio Trilhas Urbanas, S Z AudioVisual e Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná.

 

Governador do Estado do Paraná: Ratinho Júnior

 

Secretário de Estado da Comunicação Social e da Cultura: João Debiasi

 

Superintendência de Cultura do Paraná: Luciana Casagrande Pereira

 

Direção do Teatro Guaíra: Monica Rischbieter

 

Cantores: Paideia Escola de Música

 

Vocal Curitibôcas: Regência Dirceu Saggin, Regência Auxiliar: Raquel Saggin

 

Papo Coral Infantojuvenil: Regência Cristiane Alexandre, Regência Auxiliar: Julia Saggin e Paula Harada

 

Criação e Direção Geral de Áudio e Vídeo: Dirceu Saggin e João Marcelo

Áudio: Estúdio Trilhas Urbanas

 

Montagem e Finalização das Vozes: Raquel Saggin

 

Montagem e Finalização da Orquestra, Mixagem e Masterização: Dirceu Saggin

 

Vídeo: S I Z AudioVisual

 

Montagem e Finalização: Carlos Saggin e João Marcelo

 

Imagens externas captadas por S I Z AudioVisual

 

Imagens das Cataratas do Iguaçu e Vila Velha cedidas pela TV Paraná Turismo

GALERIA DE IMAGENS