Teatro José Maria Santos recebe a performance hispano-brasileira Devórate

Projeto vencedor do Programa Iberescena 2019 (FUNARTE) e apoiada pela Fundação Cultural de Curitiba e Ebanx, ´Devórate´ é uma co-produção da espanhola Rebeca García e da brasileira Mari Paula (Águila Produções). Idealizada e interpretada por Mari Paula, a performance tem a direção de movimento de Rebeca García e a colaboração de Janet Novás, Leonarda Glück, Reinaldo Ribeiro e Ricardo Nolasco.

O trabalho realizou sua última residência no Palácio de Festivales (Cantabria - ES) e entre os mesdes de setembro e novembro tem agenda em diferentes teatros e festivais da Espanha e do Brasil, como: Festival Espiral Contemporâneo (Cantabria - ES), Festival Eima (Maiorca - ES), Teatro Isabel La Católica (Granada - ES), Carme Teatre (Valência - ES), Festival Cena Cumplicidades (Recife - BR), Teatro José Maria Santos (Curitiba - BR) e Casa Hoffmann (Curitiba -BR).

Em busca de uma estética antropófaga e pós-apocalíptica, a criação coreográfica realiza um profundo trabalho de pesquisa em sete residências em diferentes centros de criação na Espanha e no Brasil para chegar à estréia com uma peça sólida. Segundo Mari Paula “na dança e na performance diversas narrativas podem ser criadas. Desde um ponto de vista contemporâneo, nós artistas devemos ter consciência na relação que existe entre o nosso discurso e nossa prática, devemos criar com responsabilidade social (...) Não se pode fazer um trabalho a "modo Instagram", com pressa, é necessário aprofundar, repensar, viver, escolher, colocar coisas, removê-las, colocá-las de volta, estudá-las... enfim, ter muito decidido e estudado o que quer se contar.¨

Sinopse:
Esta peça foi criada para degradar-se em 450 anos sobre a Grande Porção de Lixo do Pacífico, onde o plástico engoliu o futuro. Rebotalho da humanidade, uma mulher foi transformada em proletária digital após a crise da representação. Come-se a si mesma em busca do prazer do corpo coletivo que perdeu outrora.

Equipe artística:
Direção geral, conceito e performance: Mari Paula
Direção de movimento: Rebeca García
Colaboração dramatúrgica e de movimento: Janet Novás, Leonarda Glück, Reinaldo Ribeiro e Ricardo Nolasco
Desenho de luz: Carlos Molina (LumiereScene) e Spacecircles
Design sonoro: Jaime Peña
Arte gráfica: Torreón Arquitectura
Fotos e vídeo: Adrián Torices, LumiereScene e Spacecicles
Captação de recursos: Nina Ribas
Produção Executiva: Gabriel Machado e Mari Paula
Produção Local: Giovana Lago
Realização: Águila Produções
Agradecimentos: Gabriel Machado, Princesa Ricardo Marinelli, Rubia Romani Gustavo Bitencourt, Jussara Belchior, Lívia Delgado, Zony Gomez e Annika Havlicek.
Este projeto recebeu ajuda da Funarte através do programa Iberescena 2019.

Residências Artísticas:
Casa Hoffmann Centro de Estudos do Movimento, Curitiba - Paraná
Graner Centre de Creació de Dansa i Arts Vives, Barcelona – España
Centro Danza Canal, Madrid - Madrid
Nigredo Espacio, Madrid - Madrid
Eima Creació, Palma - Mallorca
Residências Técnicas:
Carme Teatre, Valencia - Valencia
Palacio de Festivales, Santander - Cantabria

Devórate
De 25 a 27 de outubro, sexta e sábado às 20h00 e domingo às 18h no Teatro José Maria Santos
De 1 a 3 de novembro, sexta e sábado às 20h00 e domingo às 18h na Casa Hoffmann