Balé Teatro Guaíra encerra turnê comemorativa pelo Paraná

Após percorrer 4,9 mil km, o Balé Teatro Guaíra encerrou em agosto uma turnê pelo Paraná para comemorar seu cinquentenário. Foram sete apresentações com lotação máxima - com recorde de público em Foz do Iguaçu, onde o BTG se apresentou na Praça da Paz para uma plateia de 3 mil pessoas. A companhia passou por Ponta Grossa (17/05), Campo Mourão (24/05), Cascavel (31/05), Maringá (07/06), Guarapuava (05/07), Paranaguá (26/07) e Foz do Iguaçu (02/08). Em todas as cidades, ocorreram oficinas técnicas e artísticas para a população.

O planejamento das comemorações do cinquentenário ocorreu no início de 2019 e seguiu a diretriz do Governo do Estado de descentralizar as ações na área da cultura com o objetivo de democratizar o acesso para a população paranaense. “Esse foi um dos momentos mais importantes e felizes que vivi como diretora do Teatro Guaíra. Foi uma conjuntura única: o balé está em seu auge técnico, vínhamos de uma das temporadas de maior sucesso da história com O Lago dos Cisnes e com um novo governo que abraçou essa celebração porque compreende a importância e o significado disso para o Paraná”, afirma Mônica Rischbieter, diretora-presidente do CCTG.

O resultado dessa sinergia foram 13 apresentações lotadas, 700 horas de ensaios, 4,9 mil km percorridos e três meses de comemorações. Foi um projeto que envolveu a participação de mais de 300 profissionais do Governo do Estado, Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, Centro Cultural Teatro Guaíra e TV Paraná Turismo.

O diretor artístico do CCTG, Cleverson Cavalheiro, afirma que a escolha das cidades ocorreu em um processo de diálogo com os municípios e que o objetivo foi chegar ao maior número de regionais. A seleção do repertório também foi feita em parceria com os gestores municipais. “Estamos particularmente orgulhosos do projeto de oferta das oficinas técnicas e artísticas, pois havia uma demanda antiga dos gestores para formação profissional na área da cultura. Com o apoio da nova gestão, foi possível levar a expertise do Guaíra para esses locais. Isso vai gerar um movimento positivo, que vai se refletir na cultura local dos municípios”.

A diretora do BTG, Cíntia Napoli, conta que a companhia viveu momentos marcantes nessa viagem. “Foi uma comemoração em grande estilo e houve a presença de grande e empolgado público em todas elas. Foi lindo e ficará na nossa memória”. Em Foz do Iguaçu, por exemplo, 3 mil pessoas enfrentaram uma temperatura de 4º para acompanhar o BTG.