OSP abre o segundo semestre com solista de 15 anos e maestro de Berlim

A Orquestra Sinfônica do Paraná abre o segundo semestre de 2019 com programa russo e participação dos convidados Raphael Haeger, maestro e percussionista da Orquestra Filarmônica de Berlim, e Estefan Iatcekiw, jovem pianista curitibano de 15 anos que se despede do país para estudar no Conservatório Tchaikovsky em Moscou. O concerto será dia 11 de agosto às 10h30, no Guairão. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada).

Em homenagem a despedida de Estefan do Brasil, o programa do concerto contará com três compositores russos: Anatoly Lijadov, Serguei Rachmaninoff e Aleksandr Borodin. O pianista fará o solo do Concerto para Piano Nº 3, de Rachmaninoff, considerado por muitos músicos e críticos uma das obras mais desafiadores para o solista de piano. “Será um programa de extrema dificuldade e serei um dos mais jovens no mundo a executar este concerto”, disse Estefan.

Para o maestro Raphael Haeger, o maior desafio desta obra é a diversidade das línguas musicais que serão apresentadas. “Anatoli Ljadov com seus timbres, uma mistura finíssima entre impressionismo francês e o jovem Skrjabin. A segunda sinfonia de Brodin, rápida, furiosa, afiada, sem compromissos, concentrada e com nenhuma nota que seja supérflua. Por fim, a melancolia de Rachmaninoff com essas melodias que parecem sem começo, intermináveis, com suas estruturas estonteantes feito ondas”. Percussionista da Orquestra Filarmônica de Berlim, o maestro Haeger já regeu a OSP na Temporada 2018 e seu trabalho foi aprovado pelo público e pelos músicos da orquestra.

O concerto do próximo domingo abre a segunda metade da Temporada 2019 da Orquestra Sinfônica do Paraná. Ainda em agosto, a OSP apresenta o primeiro concerto para crianças do ano e o filme-concerto Tempos Modernos, de Charlie Chaplin.

A Caminho da Rússia
Domingo, 11/08, 10h30
Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto – Guairão
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)