Programação Julho/2019
  • Portal da Transparência
  • denuncie corrupçao

Cia. Jovem da Escola de Dança Teatro Guaíra participa de mostras de dança

A Cia. Jovem da Escola de Dança Teatro Guaíra ganhou 13 prêmios no 29º Festival de Dança Mery Rosa, que aconteceu entre 19 e 23 de junho em Itajaí. Foram dois prêmios especiais, seis primeiros, três segundos e dois terceiros lugares. Havia cinco categorias para competição e gêneros como balé clássico de repertório, dança contemporânea, jazz e danças urbanas. No último final de semana, os alunos também participaram da Mostra Paranaense de Dança. A Cia. Jovem tem direção de Gylian Dib e supervisão artística de Patricia Otto.

Para o diretor artístico do Centro Cultural Teatro Guaíra, Cleverson Cavalheiro, a participação em festivais e mostras de dança é um pilar do projeto educativo da EDTG. “Enquanto instituição pública, temos o compromisso de formar integralmente os alunos. A participação nesses eventos é uma troca entre bailarinos e espectadores - e aproximar a arte do cidadão é uma diretriz do Governo do Estado”, explica.

A diretora da EDTG, Patricia Otto, afirma que a escola é um local de formação e, por isso, participar de festivais e eventos de dança é de grande importância no desenvolvimento de um bailarino de qualidade. “É uma prática pedagógica que faz com que o aluno tenha mais oportunidades, que geram amadurecimento técnico e artístico. É preciso resolver problemas práticos e o trabalho em grupo é importante, observamos o que podemos melhorar, qual objetivo já foi alcançado”. Ela acrescenta isso é fundamental para divulgar o resultado do investimento do Governo do Estado e do Centro Cultural Teatro Guaíra. “Formamos profissionais em dança, mostramos que há caminho profissional na arte”, finaliza.

De Nova York

A aluna da EDTG Ana Cecília Urcichi venceu o Prêmio Especial Melhor Bailarina no Festival de Dança Mery Rosa e ganhou uma bolsa de estudos para a Joffrey School em Nova York. Atualmente a jovem está participando de um curso de verão nessa escola. "A EDTG para mim é tudo. Ela me deixa sonhar e seguir meu caminho na dança. Desde pequena eu sonho em ser bailarina e agora oportunidades fundamentais apareceram para minha carreira. Isso só é possível com o o apoio da Escola, dos professores e do Estado do Paraná".

Festival de Dança Mery Rosa

De grande importância no cenário nacional da dança, está em sua 29º edição. O corpo de jurados é formado por nomes como Cecília Kerche (ex-primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio), Erica Novachi (SP) e Eduardo Menezes (SP).

Mostra Paranaense de Dança

Em seus 12 anos de existência, a Mostra Paranaense de Dança se tornou um dos eventos mais expressivos do gênero no país com um crescimento contínuo a cada ano. Já ultrapassou fronteiras regionais e até nacionais, com inscrições de São Paulo e Santa Catarina e a participação de bailarinos internacionais. Em 2019, teve recorde de participantes, com 2.433 inscritos.

Veja todos os detalhes da premiação no 29º Festival de Dança Mery Rosa:

Prêmio Especial Melhor Grupo Sênior com a coreografia "Keep Going" de Patricia Otto

Prêmio Especial Melhor Bailarina para Ana Cecília Urcichi

1º lugar - Balé Clássico Grupo Sênior

Coreografia Keep Going de Patricia Otto

1º lugar - Balé Clássico de Repertório Pas de Deux Sênior

La Fille Mal Gardée com Ana Cecília Urcichi e Luca Romano Ribeiro

1º lugar - Balé Clássico de Repertório Grupo Sênior

A Filha do Faraó

1º lugar - Balé Clássico de Repertório Pas de Trois Junior

Mirlitons - O Quebra-Nozes

1º lugar e indicação de melhor coreografia - Dança Contemporânea Trio Adulto

Gynous de Maria Luísa Martins

1º lugar - Dança Contemporânea Grupo Adulto

Segredo de Ian Mickiewicz

2º lugar - Solo Feminino Clássico Infantil

Sou onde estou de Patricia Otto com Yasmin Moreira

2º lugar e indicação ao Prêmio Especial Bailarina Revelação - Balé Clássico de Repertório Variação Feminina Infantil

La Fille Mal Gardée com Yasmin Moreira

2º lugar e indicação a Melhor Coreografia - Conjunto Clássico Júnior

Fiori de Sabrina Ortolan

3º lugar - Balé Clássico de Repertório Variação Masculina Junior

Pas Paysan com Murillo Espaires

3º lugar - Dança Contemporânea Solo Feminino Sênior

F#g1 (Fuga) de Lucilene Almeida com Luana Fernandez

Participação na Mostra não competitiva:

Coreografia Concavexo de Daniel Siqueira

Dança Contemporânea Conjunto Adulto

Cia Jovem Teatro Guaíra

Direção: Gylian Dib

Supervisão Artística: Patricia Otto

Ensaiadores: Gylian Dib e Lucilene Almeida

Assistente: Fernanda Milani

Coreógrafos em 2019: Daniel Siqueira, Ian Mickiewicz, Lucilene Almeida, Maria Luisa Martins, Patricia Otto e Sabrina Ortolan.