• Locação
  • Ingresso
  • Parceiros
  • Vídeo Institucional

Notícias

Orquestra Sinfônica do Paraná insere jovens no mundo da música clássica

Carlos Domingues jogava xadrez na escola, mas não conseguia se concentrar porque o ensaio da banda era ao lado. Então, resolveu se juntar à banda e jogar xadrez depois. Abandonou o xadrez e é, hoje, trompetista da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP). Histórias como a de Carlos podem ser confundidas com o acaso, mas se não fosse pelo incentivo do colégio na época, de promover o contato de seus alunos com a música, talvez o pequeno aprendiz jamais teria despertado o seu dom. 

Com o objetivo de formar público e democratizar o acesso à música clássica para crianças e adolescentes, o Centro Cultural Teatro Guaíra, por meio do corpo estável da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP), e em parceria com a Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra (ABABTG), está promovendo uma ação social por meio da distribuição de 7 mil ingressos para a rede pública de ensino, para que alunos e professores possam ir aos concertos da OSP, a serem realizados até dezembro de 2018.

“É possível despertar uma paixão, uma vocação e transformar a vida das pessoas com a música e a cultura. Muitos desses jovens, aparentemente, não teriam a oportunidade de vivenciar experiências desse tipo, seja por falta de incentivo ou por falta de recursos”, conta Simone Bönisch, coordenadora de projetos da ABABTG.

Sob a regência de maestros renomados, seis concertos, de diferentes obras, fazem parte da ação que iniciou em agosto e que terminará em dezembro deste ano. Além disso, a orquestra promoverá ao todo 10 ensaios abertos para estudantes de música e estudantes de escolas públicas, para que possam conferir de perto detalhes da preparação dos 75 músicos que compõem atualmente a OSP.

Fonte: Smartcom | Ababtg

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.