• Locação
  • Ingresso
  • Parceiros
  • Vídeo Institucional

Notícias

Danilo Avelleda Produções apresenta "Diário de um louco" de Nikolai Gogol

Diário de um louco é um dos contos mais marcantes e populares de Nikolai Gogol, pai do naturalismo fantástico e um dos maiores escritores russos de todos os tempos. Nascido na Ucrânia, em 1809, Gogol teve uma produção abundante e ainda jovem, a partir de 1831, ganhou fama e reconhecimento popular. Para Dostoievsky, muitos dos escritores de sua geração saíram dos contos de Gogol.

O monólogo interpretado por Danilo Avelleda teve sua estréia em 1972 e contou, desde então, com diversas remontagens, tendo sido apresentado mais de uma centena de vezes nas últimas cinco décadas. É certamente um dos maiores patrimônios do repertório teatral Paranaense. O texto foi também encenado em espanhol, numa tradução do próprio Avelleda.

A montagem atual,produzida pela Danilo Avelleda Produções, (Simone Avelleda e Suellen Avelleda), dirigida por Octavio Camargo, ressalta o aspecto político do pensamento de Gogol expresso no "caso psiquiátrico" de Poprishchin. A encenação mostra o personagem fictício "Poprishchin" como alegoria da opressão do regime czarista de Nicolau I. O espetáculo tem apoio do Teatro Guaíra e da Cia Iliadahomero de Teatro, Iluminação de Beto Bruel, cenografia de Fernando Marés, direção de movimento de Kátia Drumond e música de Glerm Soares.

Sinopse:
Publicado em 1835, "Diário de um louco" é o único conto de Gogol narrado em primeira pessoa, muitas vezes associado ao um aspecto biográfico do autor e as condições de sua morte, em 1852. O conto descreve o enlouquecimento gradual de um funcionário de uma repartição pública de São Petersburgo, Aksenty Ivanovich Poprishchin, sua difícil relação com os seus chefes imediatos e seu desejo impossível por Sofia, filha do diretor. O texto realiza de forma alegórica, na descrição das forças externas que atuam sobre a personagem, uma crítica política e social da Rússia no período repressivo do czar Nicolau I.

Serviço:
Diário de um louco
De 12 a 14 de outubro, às 20h
Classificação: Maior 16 anos
Ingressos: R$40,00 (quarenta reais).
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.